Candidata do PSTU à Presidência Vera apresenta proposta para habitação
Para ela, construção de habitações populares ajuda a gerar emprego
A candidata pelo PSTU à Presidência da República, Vera Lúcia apresentou nesta sexta-feira (19), por meio de suas redes sociais, algumas propostas que, segundo ela, ajudarão o Brasil a resolver os problemas de moradia. Em sua conta no Twitter, a candidata citou relatório das Nações Unidas que informa haver, no país, cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia.
“Isso é um problema emergencial, que afeta a qualidade de vida de uma grande parte dos trabalhadores”, disse Vera ao acrescentar haver, também, "seríssimos problemas de saneamento, esgotos, abastecimento de água e iluminação nos bairros populares”.
Siga o fio e veja o que propomos para resolver o PROBLEMA DA MORADIA.
— Vera (@verapstu) August 19, 2022
O Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia, segundo o relatório da ONU. Isso é um problema emergencial, que afeta a qualidade de vida de uma grande parte dos trabalhadores.
Segue o fio
De acordo com o levantamento apresentado por ela, 31,3 milhões de pessoas não têm acesso a água encanada no Brasil; e 74 milhões (37% da população) não têm acesso a esgoto. “Da mesma forma, faltam equipamentos urbanos básicos como escolas e unidades de saúde (lazer, esporte, cultura). Essa brutalidade ocorre em um país que tem uma das maiores economias do mundo”, escreveu na rede social.
Leia também
• "Queremos a desmilitarização da PM", diz Cláudia Ribeiro em sabatina da Rádio Folha FM 96.7. Assista
• Veja a sabatina da candidata ao Governo de Pernambuco Claudia Ribeiro na Rádio Folha FM 96,7
• Vera Lúcia, do PSTU, registra candidatura à Presidência no TSE
Na sequência, a candidata apresentou as propostas de sua campanha para resolver essa “questão emergencial”. Em primeiro lugar, ela diz que, se eleita, implementará um plano para a construção de habitações populares, saneamento básico e obras públicas em todo o país. “Esse plano pode absorver boa parte dos desempregados”, argumentou.
Ela defendeu também a desapropriação de “imóveis dos grandes proprietários que vivem da especulação imobiliária”, o que, segundo a candidata, possibilitaria a ocupação desses imóveis por uma parte da população sem teto. “O dinheiro para construir seis milhões de casas e demais equipamentos públicos necessários à população virá integralmente dos R$ 346,6 bilhões de isenções de impostos às grandes empresas”, complementa.
Vera Lúcia propôs também a “imediata legalização das ocupações de terrenos, com urbanização e saneamento adequados”. A candidata do PSTU terá a tarde de hoje dedicada a uma entrevista que concederá à Rádio Cultura, de Aracaju. A vice de sua chapa, Raquel Tremembé, se reunirá com advogados na subseção Jabaquara da OAB, em São Paulo.
Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República para esta sexta-feira (19).