Logo Folha de Pernambuco

Genial/Quaest

Quem são os candidatos mais rejeitados na disputa pela Prefeitura de São Paulo segundo pesquisa

O levantamento mostrou se o eleitor conhece os candidatos e, em caso positivo, se votaria ou não neles.

Datena pontuou como o mais conhecido e também foi o campeão em rejeiçãoDatena pontuou como o mais conhecido e também foi o campeão em rejeição - Foto: Reprodução/Internet

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), José Luiz Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) aparecem empatados tecnicamente na nova pesquisa de intenção de voto Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira, 30. Por outro lado, há um pódio bem estabelecido entre os três candidatos quando a pergunta é relacionada à rejeição.

O levantamento mostrou se o eleitor conhece os candidatos e, em caso positivo, se votaria ou não neles. Datena pontuou como o mais conhecido e também foi o campeão em rejeição - 48% dizem que conhecem e não votariam no apresentador de TV.

Outros 42% conhecem e votariam no candidato tucano. Apenas 10% afirmam não conhecê-lo.

O segundo mais rejeitado é Boulos, com 40% dos eleitores que o conhecem afirmando que não votariam nele. O deputado ocupa a terceira posição entre os mais populares, sendo desconhecido por 24% dos entrevistados.

O atual prefeito é o segundo mais conhecido, com apenas 23% dos eleitores afirmando que não o conhecem. Nunes ocupa a terceira posição entre os mais rejeitados, com 36% de eleitores que o conhecem e, mesmo assim, não votariam nele.

A Quaest fez entrevistas presenciais com 1.002 paulistanos entre os dias 25 e 28 de julho. O índice de confiabilidade é de 95% e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-06142/2024.

O ranking dos mais desconhecidos pelo eleitorado tem no primeiro lugar o deputado federal Kim Kataguiri (União), com 69%. Em seguida, aparece a candidata do Novo, Marina Helena, desconhecida por 66% dos entrevistados, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 53%.

Menos conhecidos, também são os que sofrem menos rejeição: Marina e Kataguiri tem 22% dos eleitores que os conhecem e não votariam neles, enquanto Tabata tem 27% de rejeição.

Comparando com a pesquisa Quaest anterior, divulgada em 27 de junho, em que todos os candidatos apareciam na disputa, os três candidatos que agora ocupam o topo da lista, também figuravam nas mesmas posições.

Datena era 3 pontos porcentuais mais rejeitado que agora, com 51%; Boulos 1 ponto porcentual mais rejeitado, com 41%; e Nunes dois pontos a mais, com 38%.

Veja também

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento
justiça

Mauro Cid chega ao Supremo para prestar depoimento

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula
Justiça

Relatório da PF aponta indícios de que Bolsonaro sabia de plano para matar Moraes e Lula

Newsletter