Logo Folha de Pernambuco

PRISÃO

Caso Marielle: delegado Rivaldo Barbosa é transferido para presídio em Mossoró (RN)

Preso preventivamente desde março, Rivaldo é apontado como mentor intelectual do crime

Delegado Rivaldo BarbosaDelegado Rivaldo Barbosa - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O delegado Rivaldo Barbosa foi transferido de Brasília para a penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na tarde desta quarta-feira (16). Ele está preso preventivamente desde março, suspeito de ser mentor intelectual dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, crimes que, segundo a Polícia Federal, foram planejados pelos irmãos Brazão.

As investigações da PF apontam que Rivaldo Barbosa usou a autoridade como chefe de Polícia Civil “para oferecer a garantia necessária aos autores intelectuais do crime de que todos permaneceriam impunes”.

Em depoimento no início de junho, o delegado negou ter planejado os homicídios e de ter atuado para proteger os supostos mandantes. No mês seguinte, negou conhecer os irmãos Brazão.

As acusações a Barbosa consideram a delação premiada de Ronnie Lessa, feita no ano passado. Nela, o autor do crime afirmou que o delegado deu aval aos Brazão de que eles ficariam impunes:

"Lessa justifica que a carta-branca outorgada por Rivaldo aos irmãos Brazão é uma forma mais segura de se cometer homicídios na capital fluminense, tendo em vista que o ajuste prévio tem o condão de evitar um 'bote', ou seja, extorsão decorrente de investigadores em face dos homicidas para que seus crimes não sejam devidamente investigados", escreveu a PF no relatório da investigação.

Além de Barbosa, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão também estão presos preventivamente.

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter