Logo Folha de Pernambuco

stf

Cassado, Deltan Dallagnol diz ter "esperança zero" de retomar cargo de deputado federal

Ex-procurador tenta reaver o mandato no STF; decisão do TSE foi pautada na Lei da Ficha Limpa

Deltan Dallagnol recebe homenagem no Rio Grande do SulDeltan Dallagnol recebe homenagem no Rio Grande do Sul - Foto: Fernando Antunes / Câmara Municipal de Porto Alegre

Cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou nesta terça-feira que tem "esperança zero" em retomar o seu mandato no Congresso Nacional. Em evento na Câmara Municipal de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o ex-parlamentar foi homenageado com a Comenda Porto do Sol.

Em seu discurso, o ex-procurador da operação Lava-Jato citou que têm tentado reaver seu mandato por meio de recursos no Supremo Tribunal Federal (STF). Como noticiou o Globo no mês passado, o ministro Dias Toffoli negou o pedido por não ver irregularidades na sentença da Corte eleitoral.

"Tenho esperança zero de retomar o mandato a partir de um julgamento do STF na configuração que nós temos hoje. Ainda mais debaixo de um governo Lula que busca vingança contra todos que trabalharam na Lava-Jato" disse Dallagnol.

Ao longo da solenidade, o vereador Ramiro Rosário (PSDB) recriou o Powerpoint da Lava-Jato, com elogios a trajetória do político.

O modelo utilizado na diagramação segue os moldes de uma apresentação realizada pelo então procurador a promotores em setembro de 2016. Ele acusou o petista de liderar um grupo criminoso de desvio de dinheiro na Petrobras no caso do triplex.

Posteriormente, a condenação de Lula foi arquivada, e o agora ex-deputado foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar Lula em R$ 75 mil por danos morais.

Em maio deste ano, Dallagnol perdeu seu mandato por decisão doTSE. A Corte entendeu que o ex-procurador deixou o Ministério Público para escapar de punições referentes a processos administrativos.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter