Logo Folha de Pernambuco

Política

Cinco dos seis ministros do STF que votaram contra Lula foram indicados pelo governo do PT

Indicada por Lula, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, votou contra ele

Com o voto da presidente Cármen Lúcia, STF rejeita pedido de habeas corpus do ex-presidente LulaCom o voto da presidente Cármen Lúcia, STF rejeita pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi o único não indicado pelo PT a votar contra o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moraes está no Supremo por indicação do presidente Michel Temer (MDB).

Carmen Lúcia, designada pelo próprio ex-presidente, votou contra ele. Os indicados pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber também votaram contra.

Leia também:
Maioria do STF nega habeas corpus preventivo a Lula
Imprensa mundial destaca decisão sobre habeas corpus de Lula
PT critica decisão do STF, e grupo propõe 'barreira humana' contra prisão


O STF julgou nesta quarta-feira (4) um recurso do ex-presidente que pede que sua prisão só aconteça depois de esgotados os recursos em todas as instâncias. Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá, pelo Tribunal Regional da 4ª Região a 12 anos e um mês de prisão.

Ministros Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli foram os únicos indicados por Lula a aceitarem o habeas corpus. Acompanharam essa orientação o ministro Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Celso de Mello, indicado por José Sarney (MDB), e Marco Aurélio Mello, indicado por Fernando Collor (PTC).

Veja também

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe
Lula

Novo procedimento em Lula já estava previsto após cirurgia, diz equipe

Janja diz que Lula está bem e que logo 'vai voltar renovado para seguir trabalhando'
Lula

Janja diz que Lula está bem e que logo 'vai voltar renovado para seguir trabalhando'

Newsletter