Logo Folha de Pernambuco

Alfinetada

Ciro diz que Lula não mudou linha econômica de Bolsonaro e chama ex-aliado de "popstar estrangeiro"

Em entrevista à CNN, ex-ministro comparou dois governos e fez críticas ao presidente

Ciro GomesCiro Gomes - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) comparou neste sábado as políticas econômicas entre os governos de Jair Bolsonaro (PL) e do presidente Lula (PT), seu ex-aliado. Segundo o pedetista, Lula "não mudou em nada" o método aplicado pelo ex-presidente. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

— Não houve mudança alguma. É chocante o que estou dizendo. Desde indicadores importantes da economia, como superávit primário, meta de inflação e câmbio flutuante. Justo ou não, correto ou não, qual é a diferença na condução do modelo econômico entre o que Lula pratica e o que Bolsonaro adota? — questionou Ciro.

Ao longo da entrevista, o ex-ministro aproveitou para criticar Lula em outras declarações. Em uma delas, chamou o presidente de "popstar estrangeiro" ao se referir às agendas internacionais:

— Precisa parar de querer ser popstar estrangeiro e trabalhar aqui. Lula tem essa virtude, ele é muito trabalhador, ao contrário do Bolsonaro que era preguiçoso (...) mas a quantidade de dinheiro que está sendo gasto para viajar é um desastre completo.

Ciro ainda se colocou à disposição, entre ironias, de dialogar com o presidente.

— Eu converso até com satanás se o assunto é a obra de Deus. Satanás está disposto a se converter, precisa de uma conversa com este pobre pecador aqui para voltar à obra de Deus, estou pronto — afirmou.

Aliados por anos, Ciro chegou a ser ministro da Integração Nacional no primeiro mandato do presidente, entre 2003 e 2006. O distanciamento, todavia, ocorreu nas eleições de 2018 quando o ex-governador teria negado o convite para ser vice de Lula e, posteriormente, viajado para Paris no segundo turno entre o atual ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Quatro anos depois, em 2022, Ciro intensificou suas críticas e, desde então, faz oposição ao atual governo. Esta postura com o PT, inclusive, motivou uma briga com seu irmão, o senador Cid Gomes que irá deixar o PDT em fevereiro e migrará para o PSB.

Veja também

Exército vai transferir dois oficiais indiciados pela PF que ocupam postos de destaque
TRAMA GOLPISTA

Exército vai transferir dois oficiais indiciados pela PF que ocupam postos de destaque

Cid reforçou a Moraes que Bolsonaro sabia da minuta golpista e sugeriu alterações no documento
EX-AJUDANTE DE ORDENS

Cid reforçou a Moraes que Bolsonaro sabia da minuta golpista e sugeriu alterações no documento

Newsletter