Logo Folha de Pernambuco

argentina

Com Bolsonaro e Michelle, e sem governador de Goiás: quem foi e quem faltou à posse de Milei

Somente três dos oito senadores que confirmaram presença foram à solenidade na Argentina neste domingo (10)

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva de apoiadores tentaram mostrar relevância e peso na cerimôniaEx-presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva de apoiadores tentaram mostrar relevância e peso na cerimônia - Foto: Reprodução

O novo presidente da Argentina, o líder da ultradireita argentino Javier Milei tomou posse neste domingo na capital Buenos Aires. Sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que enviou o chanceler Mauro Vieira para a solenidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva de apoiadores tentaram mostrar relevância e peso na cerimônia.

No entanto, a comitiva de bolsonaristas que previa cerca de 50 políticos teve algumas baixas. Levantamento feito pelo O Globo baseado em publicações nas redes sociais mostram que muitos políticos trocaram a ida a Buenos Aires por agendas domésticas, ou mesmo para manifestação puxada por bolsonaristas contra a indicação do ministro Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), realizadas em algumas capitais brasileiras e em Brasília.

Os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Jorginho Mello (PL-SC) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) foram à comitiva. No entanto, o governador de Goiás Ronaldo Caiado (União) preferiu focar em uma agenda na capital do estado. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) também foi convidado, mas também não compareceu à posse.

O ex-presidente contou com integrantes mais próximos a ele. Além da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o advogado do ex-presidente, Fábio Wajngarten também estavam na comitiva.

A lista de senadores contava com oito nomes, no entanto, além do filho do ex-presidente Flávio, somente Ciro Nogueira (PP-PI) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS) aparecem nas redes sociais na Argentina. Jorge Seif (PL-SC), Marcio Bittar (União-AC) e Jaime Bagattoli (PL-RO) trocaram a viagem pela manifestação bolsonarista em Brasília.

Entre os deputados federais, 16 parlamentares dos 22 nomes foram a Buenos Aires. Os deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Julia Zanatta (PL-SC), que não estavam na comitiva, aparecem em imagens ao lado de Bolsonaro e de outros colegas de Câmara.

Apesar de inúmeros deputados estaduais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedirem autorização para a viagem, apenas três dos 17 políticos viajaram para o país vizinho.

Família Bolsonaro

Governadores

Deputados federais

Senadores

Deputados estaduais de São Paulo

Deputados estaduais de São Paulo que não foram:

Veja também

Haddad diz que redação de medidas de pacote fiscal será fechada na próxima segunda
Haddad

Haddad diz que redação de medidas de pacote fiscal será fechada na próxima segunda

Reuniões, "minuta do golpe" e até Uber: as provas listadas pela PF contra Bolsonaro e aliados
Tentativa de golpe

Reuniões, "minuta do golpe" e até Uber: as provas listadas pela PF contra Bolsonaro e aliados

Newsletter