Logo Folha de Pernambuco

Ciberativismo

Com declaração de guerra a Bolsonaro, Anonymous hackeia Fib Bank

"A guerra está declarada, e faremos você pagar por seus crimes", tuitou a célula do grupo

[610] anonymous[610] anonymous - Foto: Divulgação

A empresa Fib Bank, investigada na CPI da Covid, sofreu um ataque hacker do grupo Anonymous, na noite da última sexta-feira (3). O site da empresa foi substituído pelo vídeo, com o discurso em texto e imagens de protestos com pessoas usando a máscara icônica de Guy Fawkes, marca do grupo no mundo. 

"A guerra está declarada, e faremos você pagar por seus crimes", tuitou a célula do Anonymous. Na postagem, o grupo publicou um vídeo direcionado ao presidente Bolsonaro. A Fib Bank entrou na mira da CPI em razão de um contrato de R$ 80,7 milhões envolvendo o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos na compra da vacina Covaxin. O contrato foi suspenso por conta das suspeitas de irregularidades.

No vídeo,  membros do Anonymous convocam os brasileiros para manifestações contra o presidente nesta terça-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. Esse tipo de ataque, chamado de "deface" funciona como uma pichação que desfigura imagens e usa sites considerados inimigos como plataforma para a divulgação do ciberativismo.


 

Recado
No dia 3 de setembro, outra célula do grupo Anonymous intitulada #Etersec já havia atacado o presidente. "Nós não vamos aguardar parados enquanto você flerta com um golpe. A guerra está declarada, e nós vamos fazer você pagar por seus crimes. As pessoas que você mata são as pessoas das quais você depende. Nós estamos em toda a parte. Nós somos Anonymous".

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter