MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS

Com indicação de Macaé Evaristo, ex-deputado retorna à Assembleia de MG para oitavo mandato

Dr. Hely (PV) se torna o deputado estadual com maior número de legislaturas da história do estado

Dr. Hely vai assumir mandato com saída de Macaé Evaristo para ministério do Governo LulaDr. Hely vai assumir mandato com saída de Macaé Evaristo para ministério do Governo Lula - Foto: ALMG e Ricardo Stuckert/PR

Após a deputada estadual Macaé Evaristo (PT) ter aceitado o convite do presidente Lula (PT) para ser ministra dos Direitos Humanos, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais voltará a ter em seu quadro uma figura conhecida da política mineira.

O suplente da petista, Dr. Hely Tarqüínio (PV), retorna à Casa Legislativa para exercer seu oitavo mandato, tornando-se o parlamentar com mais legislaturas da história do estado.

Eleito para seu primeiro mandato em 1991, Dr. Hely é natural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, mas sempre representou os interesses de Patos de Minas, onde exerceu sua profissão enquanto médico-cirurgião.

Na Assembleia, cumpriu dois mandatos consecutivos entre 1991 e 2003. Em 2007, foi eleito para o quarto mandato e emendou novas legislaturas até 2022.

Nas eleições passadas, obteve pouco mais de 36 mil votos e ficou como primeiro suplente da federação PT-PV-PCdoB. Aos 84 anos, também será o deputado mais velho da legislatura.

Nesta segunda-feira, Lula formalizou sua decisão por Macaé Evaristo, que ocupará o posto deixado por Silvio Almeida, que foi demitido há três dias após ser alvo de denúncias de assédio sexual. O petista tinha o interesse de indicar uma mulher negra para o cargo.

Com essas mudanças, o PT perde uma cadeira e passa a ter 11 representantes. O PV por sua vez, passa a ter cinco. Na composição ministerial, contudo, o partido ganhou fôlego e agora chefiará 13 dos 39 ministérios.

Professora de formação, Macaé Evaristo começou sua carreira política enquanto secretária municipal de Educação em 2005. Em 2013, no governo Dilma Rousseff (PT) assumiu o cargo de secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Entre 2015 e 2018, foi secretária de Educação na gestão estadual do governador Fernando Pimentel. Seu primeiro cargo eletivo foi de vereadora de Belo Horizonte, em 2020, e dois anos depois foi eleita deputada estadual para seu primeiro mandato. Ela também é prima da escritora Conceição Evaristo.

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: saúde continua sendo a maior prioridade entre os eleitores
ELEIÇÕES

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: saúde continua sendo a maior prioridade entre os eleitores

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: candidatos e aliados repercutem resultado
Eleições

Pesquisa Folha/IPESPE/Recife: candidatos e aliados repercutem resultado

Newsletter