Logo Folha de Pernambuco

Nomeação

Comando da Sudene pode ficar com Marília Arraes, Raul Henry ou Dilson Peixoto

Partidos da base aliada do Governo Federal disputam o cargo de superintendente da Sudene

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve escolher comando da Sudene nos próximos diasPresidente Luiz Inácio Lula da Silva deve escolher comando da Sudene nos próximos dias - Foto: Mauro Pimentel / AFP

Embora esvaziada, a Sudene virou alvo de cobiça entre os partidos da base aliada do Governo Lula. A disputa envolve Marília Arraes, do Solidariedade, e Dilson Peixoto, do PT, este por influência do senador Humberto Costa. Até o MDB entrou no páreo. Presidente nacional da legenda, o deputado Baleia Rossi (SP) indicou o ex-deputado federal Raul Henry. 

Lula vai resolver ao longo desta semana. Tudo caminhava para Marília, mas Humberto não quer. Presidente nacional do Solidariedade, o ex-deputado paulista Paulinho da Força trabalha por Marília. Tem audiência com o presidente na próxima quarta-feira para pedir que escolha Marília.

Espaço na Sudene
Na composição do primeiro escalão, Solidariedade, Avante e PV ficaram sem gabinete na Esplanada dos Ministérios. Uma forma de Lula contemplar o SD seria abrir o espaço da Sudene. "Espero que essa novela chegue ao fim esta semana", diz a senadora Teresa Leitão (PT), que segue apostando na escolha de um nome indicado pelo PT pernambucano.

Na semana passada, Teresa, Humberto e o deputado federal Carlos Veras participaram da reunião dos partidos da base com o Conselho Político de Lula. "Sai de lá convencida de que a Sudene fica na cota do PT", disse Teresa. A senadora guarda em reserva um nome com perfil técnico. O de Dilson Peixoto surgiu esta semana, mas também não é certo.

Quanto a Raul Henry, a indicação a Lula partiu do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, a pedido do próprio Henry, que conta com o apoio do senador Fernando Dueire, substituto de Jarbas Vasconcelos no Senado. Jarbas, em tempo, está em tratamento de saúde.

Veja também

Newsletter