Logo Folha de Pernambuco

REDE SOCIAL

Comissão do Senado aprova convite para ouvir Elon Musk por videoconferência

Colegiado quer debater documentos dos chamados 'Twitter Files Brazil'

Bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo twitter)Bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo twitter) - Foto: Alain Jocard/AFP

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou um convite para ouvir o bilionário Elon Musk, dono do X, para ele participar de um debate sobre a divulgação dos documentos chamados “Twitter Files Brazil”.

O pedido original, de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), não incluía o nome de Musk, que atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no fim de semana. O nome do bilionário, porém, foi incluído na discussão desta terça-feira (9), por um pedido do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

— Não sou contra nenhum requerimento. Apenas apresento aqui a sugestão de que, por videoconferência, também fosse ouvido pela nossa Comissão o dono do Twitter em todo o mundo, que provocou toda esta discussão nas redes sociais, que é o Elon Musk — afirmou Kajuru na sessão.

O convite será para Musk participar do debate por videoconferência, mas o presidente do colegiado, Sérgio Petecão (PSD-AC), ressaltou que ele tem condições financeiras para uma participação presencial.

— Esse homem tinha de vir até aqui porque é rico – disse Petecão.

A responsabilização das plataformas está no centro da polêmica envolvendo Musk e Moraes. O dono da plataforma pediu, em uma publicação, a renúncia do magistrado, contestou sua atuação e o chamou de "traidor" do povo e da Constituição brasileira. Além disso, Musk ameaçou remover restrições de perfis bloqueados pelo STF, fechar as operações da sua empresa no Brasil e a publicar todas as requisições judiciais enviadas à rede social pela Justiça.

No domingo, após as ameaças do bilionário, Moraes determinou abertura de uma investigação contra o empresário e uma multa diária de R$ 100 mil por perfil, caso plataforma desobedeça a qualquer ordem judicial, dentro do inquérito que apura a existência de milícias digitais.

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter