Comissão do Senado aprova convite para ouvir presidente da Petrobras
Parlamentares querem questionar Jean Paul Prates sobre suposta interferência do governo na petroleira
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (12) convite para o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, prestar esclarecimentos sobre suposta interferência do governo na petroleira.
Ainda não há data certa para a audiência acontecer e não há obrigação para Prates comparecer, assim como em uma convocação. O pedido de audiência foi proposto pelo senador Sergio Moro (União -PR) e foi aprovado em votação simbólica, sem posições contrárias de parlamentares da base do governo.
Leia também
• BBB 24: Instagram de Leidy Elin foi derrubado e equipe se pronuncia sobre ataques racistas
• Apenas 11% das crianças completaram o esquema vacinal contra Covid-19, alerta Fiocruz
• Lima é escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027
A colunista Malu Gaspar revelou que a disputa interna na empresa em torno do pagamento dos dividendos extraordinários aos acionistas foi arbitrada pelo próprio presidente da República. A divergência em questão se deu entre o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, e os conselheiros do governo – capitaneados pelo presidente do conselho, Pietro Mendes, indicado pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Os dividendos são uma parcela do lucro da empresa que é repartida entre os acionistas. Não pagar os dividendos é interpretado pelo mercado como um sinal de menor atratividade (rentabilidade) da estatal.