Inteligência

Comissão do Senado aprova indicação de diretor da Abin por unanimidade

Luiz Fernando Corrrêa ocupará direção-geral da Abin em meio a questionamentos sobre agência

Delegado Luiz Fernando Corrêa Delegado Luiz Fernando Corrêa  - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, nesta quinta-feira (4), o nome de Luiz Fernando Corrêa para a direção-geral da Abin. Os senadores aprovaram o nome de Corrêa de forma unânime, com 16 votos favoráveis.

Corrêa foi indicado pelo preisdente Luiz Inácio Lula da Silva n último dia 3 de março, mas sua avaliação no Senado foi adiada em razão de questonamentos sobre sues indicados.

O delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente Lula para a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), defendeu, em sabatina no Senado, o controle de órgãos externos e social sobre as atividades da agência. A sabatina ocorre dois meses depois da indicação de Corrêa pelo presidente em meio a questionamentos sobre a equipe que ele levou para a agência.

— Quem trabalha dentro falei e com vocação de servidor público não tem medo de controle. Queremos controle pelos órgãos e o controle social sobre a nossa atividade. Em contrapartida vamos lutar junto com o Parlamento para melhorar a capacidade de entrega — afirmou Corrêa.

Em março, o GLOBO revelou que a Agência utilizou nos três primeiros anos do governo Bolsonaro um sistema capaz de monitorar a localização de até 10 mil celulares por ano. A revelação levou à instauração de investigações na Polícia Federal, no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter