Logo Folha de Pernambuco

Palácio do Planalto

Como presidente em exercício, Alckmin recebe representante da União Europeia

Alckmin assumiu o posto neste sábado (21), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para a Argentina

Vice-presidente da República, Geraldo AlckminVice-presidente da República, Geraldo Alckmin - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em seu primeiro dia útil como presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB) se reuniu nesta segunda-feira (23) com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans. O Palácio do Planalto não forneceu detalhes sobre a agenda e afirmou apenas que se tratou de uma visita de cortesia.

Alckmin assumiu o posto neste sábado (21), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para a Argentina, na primeira viagem internacional do petista. Na sequência, ele irá ao Uruguai e só deve retornar à Brasília na quarta-feira (25). Hoje, Alckmin está despachando no gabinete presidencial desde 8h30.

A primeira autoridade com quem o presidente em exercício se reuniu, Frans Timmermans lidera a União Europeia nas negociações internacionais sobre assuntos relacionados a clima. Ele chegou ao Planalto perto das 9h30 para a reunião.

Atual vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Alckmin chega à cadeira mais importante da República, ainda que interinamente, depois de ter disputado duas eleições presidenciais. Em 2006, ele foi derrotado por Lula no segundo turno e em 2018 sequer passou do primeiro turno. Naquele ano, o Brasil elegeu Jair Bolsonaro.

Antes filiado ao PSDB, Alckmin aceitou ser vice na chapa de Lula, do PT, em acordo sacramentado a sete meses antes da eleição, em março de 2022. Nas últimas décadas, os dois políticos estiveram em lados opostos.

Médico e nascido no interior paulista, Alckmin é um dos fundadores do PSDB. Foi quatro vezes governador de São Paulo, além de vice-governador, deputado federal, deputado estadual, prefeito de Pindamonhangaba e vereador.

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"
Lula

Elmar defende apoio a Lula em 2026, e Caiado rebate: "O União jamais vai caminhar com o PT"

Newsletter