Logo Folha de Pernambuco

Mídia estrangeira

Confusão de Bolsonaro com youtuber no Palácio da Alvorada repercute na imprensa internacional

Presidente foi chamado de "tchutchuca do Centrão" por Wilker Leão e tentou tomar o celular do influencer

Wilker Leão, que tem um canal na internet, chamava o presidente de "tchutchuca do Centrão"Wilker Leão, que tem um canal na internet, chamava o presidente de "tchutchuca do Centrão" - Foto: Reprodução / Redes sociais

A confusão entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e um youtuber na manhã desta quinta-feira, em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, repercutiu na imprensa internacional. A mídia estrangeira noticiou que o mandatário foi chamado de "tchutchuca do Centrão" e tentou agarrar a camisa e tirar o celular do influencer Wilker Leão.

O youtuber questionava medidas tomadas por Bolsonaro, quando foi confrontado pelo presidente. Antes do embate, Wilker já havia sido derrubado no chão por apoiadores do presidente. A confusão foi registrada pelo portal G1.

A agência de notícias "Bloomberg" noticiou que Bolsonaro tentou agarrar de forma rude o aparelho usado por Leão para fazer uma live. "Imagens de vídeo (...) mostram o presidente saindo de seu carro e atacando o homem que estava segurando seu telefone, aparentemente para gravar um vídeo, enquanto insultava o líder", diz o texto.

A Associated Press (AP) informou que Bolsonaro "lutou brevemente com um desordeiro e tentou tomar seu telefone". A publicação destacou que o incidente ocorreu no terceiro dia da corrida presidencial e mostra "possíveis desafios para o líder, às vezes irascível, de manter-se disciplinado na campanha".

A reportagem da AP foi reproduzida em jornais como o americano "The Washington Post" e o britânico "The Independent", e também pela rede de televisão "ABC", uma das mais populares dos Estados Unidos.

Em Portugal, o "Diário de Notícias" destacou que Bolsonaro foi chamado de "tchutchuca do Centrão". A publicação explicou para o leitor português o que a expressão quer dizer:

"Termo retirado de uma música da banda funk Bonde do Tigrão, significa 'mulher submissa' e 'centrão', o conjunto de parlamentares assumidamente clientelistas a quem o presidente supostamente se rendeu de forma a se precaver de eventual impeachment", diz o "Diário de Notícias".

O site argentino "Infobae" afirmou que o presidente brasileiro "protagonizou um episódio polêmico", no qual "acabou brigando com o jovem, agarrando sua camisa, depois de usar o braço para tentar segurá-lo".

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter