Logo Folha de Pernambuco

AUDIÊNCIA

Congresso diz ao STF que só definirá regras para emendas em projeto

Representantes do Executivo e do Legislativo participaram de audiência de conciliação sobre continuidade de orçamento secreto

Congresso NacionalCongresso Nacional - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

Representantes do Congresso afirmaram nesta quinta-feira, em audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal ( STF), que está sendo elaborado um projeto de lei para atender parte das determinações da Corte sobre a transparência de emendas parlamentares.

A audiência foi realizada para discutir o cumprimento dessas determinações, ordenadas pelo ministro Flávio Dino.

A proposta, um projeto de lei complementar (PLP), estaria em discussão na Casa Civil da Presidência e trataria sobre as regras para emendas de bancada e de comissão, além de mecanismos de priorização para obras inacabadas e critérios para recursos enviados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a audiência, a juíza Amanda Thomé, auxiliar do gabinete de Flávio Dino, afirmou que atualmente há um descumprimento da decisão, já que parte das questões somente será resolvida com esse futuro projeto. O encontro foi conduzido por Thomé e pela juíza Trícia Navarro, auxiliar da presidência do STF.

"Dra. Amanda reforça que os questionamentos 1, 6, 9, e 10 foram respondidos remetendo ao que virá no PLP, indicando o atual descumprimento da decisão", diz a ata da audiência.

Flávio Dino, relator da ação que considerou o orçamento secreto inconstitucional, apresentou 16 questões a serem respondidas pelos poderes Executivo e Legislativo, todas relacionadas ao cumprimento da decisão.

Veja também

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano
BRASIL

PF deve concluir inquérito sobre "Abin paralela" até o fim do ano

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes
TRAMA GOLPISTA

Indícios levantados pela PF apontam que Bolsonaro sabia do plano para matar Moraes

Newsletter