Logo Folha de Pernambuco

Política

Congresso estabelece feriadão para parlamentares no Dia de Finados

As Casas comandadas por Renan Calheiros (PMDB-AL) e por Rodrigo Maia (DEM-RJ) resolveram emendar o feriado para trás e também para frente

Tribunal de Justiça de PernambucoTribunal de Justiça de Pernambuco - Foto: Gabi Albuquerque/Arquivo Folha

Seguindo um costume raríssimas vezes aplicado a trabalhadores da iniciativa privada ou mesmo da pública, o Congresso Nacional estabeleceu um feriadão informal de uma semana para a maioria dos deputados e senadores.

Com o Dia de Finados caindo nesta quarta-feira (2), as Casas comandadas pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) resolveram emendar o feriado para trás e também para frente.

Nenhuma votação em plenário foi marcada no Senado e na Câmara, que só retomam os trabalhos de forma completa na terça-feira da semana que vem, dia 8.

Na Câmara, por exemplo, apenas 21 dos 513 deputados haviam entrado na Casa nesta segunda-feira (31) até as 15h30. Rodrigo Maia e outros cinco deputados, inclusive, partiram na sexta-feira (25) da semana passada para uma viagem oficial ao Azerbaijão, com retorno apenas na quinta-feira (3).

Apesar da paralisia nos plenários principais, que terão apenas sessões de debate, algumas comissões têm pautas marcadas. A principal delas é a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, que marcou para terça (1) a leitura do relatório de Eunício Oliveira (PMDB-CE) da PEC 241, que estabelece limite para o teto de gastos federais.

A medida é a prioridade legislativa do governo em 2016. Após a leitura, é praxe a concessão de vistas coletiva pelo prazo de duas sessões. A proposta deve ser votada somente na próxima quarta (9).

Veja também

Pacheco faz balanço sobre presidência do Senado e nega plano de ser ministro de Lula
SENADO FEDERAL

Pacheco faz balanço sobre presidência do Senado e nega plano de ser ministro de Lula

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI no domingo
BELO HORIZONTE

Prefeito reeleito de Belo Horizonte continua internado, mas deve ter alta de UTI no domingo

Newsletter