Logo Folha de Pernambuco

APROVAÇÃO

Conselho de Ética aprova relatório contra Glauber Braga; processo pode resultar em cassação

O parlamentar terá dez dias úteis para apresentar uma defesa escrita

Glauber BragaGlauber Braga - Foto: Reprodução/Internet

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 11, o andamento do processo contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), que averigua o episódio em que o parlamentar expulsou um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) da Casa aos chutes.

O caso começou a ser apreciado no final de agosto. Glauber protestou e disse que o relatório foi "comprado" pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a quem também chamou de "bandido". O placar final da votação terminou com dez votos favoráveis ao relatório contra o parlamentar e dois contra.

Agora, o parlamentar terá dez dias úteis para apresentar uma defesa escrita. Em seguida, abre-se o prazo de 40 dias úteis para instrução probatória, com a solicitação de documentos e oitivas de testemunhas do relator e de Glauber.

O deputado Alexandre Leite (União-SP) disse que vai pedir a suspensão cautelar de Glauber. A suspensão cautelar é um mecanismo criado por Lira e aprovado em junho deste ano, que permite que a Mesa Diretora imponha uma suspensão do mandato de um parlamentar em até seis meses.

A Mesa pode oferecer uma proposta de suspensão ao Conselho de Ética, que pode julgar o caso em até três dias. Se aprovado, o parlamentar pode recorrer da decisão no plenário da Câmara. Manifestantes protestaram com gritos de "Glauber, fica" após o anúncio do resultado.

Kim Kataguiri (União-SP), que é integrante do MBL, participou da sessão e fez ataques a Glauber. "O futuro ex-deputado Glauber Braga, sabemos que é um desequilibrado. Não é de hoje que ele atua xingando e partindo para cima de colegas dentro desta Câmara", afirmou.

"Essa é uma batalha que vai ser dura nos próximos dias e que pode vir a ter o afastamento cautelar, simplesmente porque eu não abaixei a cabeça para que eu pudesse fazer aquilo que eles imaginavam que deveriam. Não vamos dar um passo atrás, vamos continuar com nossa linha política, mostrando que aconteceu, e mostrando que acontece uma perseguição objetiva articulada pelo senhor Arthur Lira", discursou Glauber aos seus apoiadores.
 

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter