Logo Folha de Pernambuco

NOTA

Consórcio Nordeste prega união nacional para discussão da PEC da Segurança Pública

Documento aponta que integrar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é "essencial" para uma resposta eficaz das forças de segurança

Fátima BezerraFátima Bezerra - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Consórcio Nordeste elogiou a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em reunir os governadores nesta quinta-feira, 31, para tratar sobre segurança pública e pediu urgência e pregou união nacional para aprovar a PEC da Segurança Pública.

A nota é assinada pela governadora do Rio Grande do Norte e presidente do consórcio, Fátima Bezerra (PT), e todos os outros governadores da região.

O documento aponta que integrar o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é "essencial" para uma resposta eficaz das forças de segurança. "Integrar o SUSP à Constituição e promover uma atuação conjunta entre forças de segurança estaduais, regionais e federais são passos essenciais para uma resposta eficaz".

"Junto a isso, é urgente a melhoria do financiamento das políticas de segurança pública, reforçando o investimento em tecnologias, equipamentos e qualificação e o compartilhamento de estratégias de inteligência policial", diz a nota.

O consórcio pede união nacional "em prol dos interesses da sociedade". "Esperamos que essa reunião seja um marco para fortalecer a sinergia, o respeito à autonomia dos estados e a cooperação entre os entes federados, rumo a uma segurança pública robusta e eficiente para todos".
 

Veja também

Família de Marielle Franco realiza ato no Buraco do Lume, Centro do Rio, após condenação de réus
Juri Marielle

Família de Marielle Franco realiza ato no Buraco do Lume, Centro do Rio, após condenação de réus

Ronnie Lessa e Queiroz: quem são os ex-policiais condenados pelo assassinato de Marielle e Anderson
Caso Marielle

Ronnie Lessa e Queiroz: quem são os ex-policiais condenados pelo assassinato de Marielle e Anderson

Newsletter