FUTEBOL

Copa 2022: deputados criam grupo para acompanhar preparação da seleção

Preocupados, deputados consideram que a 'imagem' da equipe 'está em baixa'

Seleção brasileira masculina de futebolSeleção brasileira masculina de futebol - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Preocupados com o desempenho do Brasil na Copa do Mundo, deputados aprovaram. nesta quinta-feira (4), a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a preparação da seleção masculina de futebol. Segundo o pedido aprovado para a formação do grupo, a “imagem” da equipe “está em baixa”. Por isso, parlamentares decidiram monitorar os trabalhos dos jogadores para o torneio que será disputado no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Em sessão esvaziada da Comissão de Esporte, o requerimento foi aprovado de forma simbólica. O texto propõe a discussão e o monitoramento do planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Autor do documento, o deputado José Rocha (União-BA) diz que os parlamentares vão participar apenas de debates apenas no Brasil, e que não irão montar uma comitiva para acompanhar a Copa no país do Golfo Pérsico.

— É só para acompanhar os trabalhos preparatórios. Dar o suporte ao que for necessário do ponto de vista de legislação, se tiver uma coisa neste sentido. Reunir com a CBF para que seja mostrado o planejamento. Não há previsão para acompanhar a Copa no Catar — disse José Rocha ao Globo.

Os integrantes do grupo de trabalho ainda serão indicados para acompanhar a amarelinha. Após a aprovação, o deputado Delegado Pablo (União-AM), que presidia a sessão, determinou que a CBF fosse informada da decisão da Câmara.

Para justificar a criação do grupo, José Rocha registrou no requerimento que “o futebol brasileiro vive uma conjuntura delicada no cenário mundial: desde a conquista do pentacampeonato em 2002, o Brasil não chega a uma semifinal da Copa do Mundo. Exceção feita apenas na edição de 2014, em que fomos o país sede e fomos eliminados de forma vexatória pela Alemanha”.

Ele argumenta ainda que, “desde que conquistamos a Copa”, o Brasil não vence uma seleção europeia nas fases decisivas da competição.

“A imagem da seleção está em baixa e, por causa disso, o futebol brasileiro tem se afastado cada vez mais do público. Precisamos então recuperar esse esporte que, além da função social indiscutível que possui, é considerado paixão nacional. A proposta desse Grupo de Trabalho é provocar discussões dentro deste colegiado e junto à Confederação Brasileira de Futebol, entidade máxima do futebol brasileiro, como parte de um conjunto de esforços para resgatar a imagem do Brasil como “o país do futebol”.

Veja também

Lula chega ao Ibama em Brasília para reunião sobre incêndios em São Paulo
Incêndios em SP

Lula chega ao Ibama em Brasília para reunião sobre incêndios em São Paulo

'Nunca consegui compreender por que Haddad não foi reeleito', diz Lula
política

'Nunca consegui compreender por que Haddad não foi reeleito', diz Lula

Newsletter