Logo Folha de Pernambuco

parlamento

Cotado para vaga no STF, ministro de Lula vai dar palestra em evento da bancada evangélica

Jorge Messias estará presente em conferência regional da Frente Parlamentar; o ministro do STF André Mendonça também participará de painéis

Lula e Jorge Messias, ministro da AGULula e Jorge Messias, ministro da AGU - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em meio à nome mais próximos da direita, o advogado-geral da União, Jorge Messias, participará nesta sexta-feira (22) da VI Conferência Regional da Frente Parlamentar Evangélica. Membro da Igreja Batista, o ministro de Lula (PT) vai dar uma palestra sobre "Democracia, participação social e representatividade".

O aceno ao grupo religioso ocorre em meio às especulações sobre o seu destino político. O AGU é cotado para assumir a vaga de Rosa Weber no STF, que se aposenta no próximo dia 2, data em que completa 75 anos de idade. Como antecipou Malu Gaspar, Messias tem o apoio de aliados de Lula como Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante e Jaques Wagner para ser o próximo indicado.

Outro nome ventilado ao Supremo é o de Flávio Dino. Caso Messias seja preterido à Corte, há a expectativa de que o evangélico assuma o Ministério da Justiça.

Além do AGU, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça também participará da solenidade. Por sua vez, o magistrado falará em painel intitulado "A liderança cristã e o Brasil na ótica cristã e o Brasil na ótica de hoje e na perspectiva do futuro".

O evento da região Centro-Oeste da bancada evangélica ocorrerá na manhã desta sexta-feira, entre 8h e 13h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além dos ministros, outros políticos evangélicos estão entre os palestrantes, como os deputados federais Eli Borges (PL-TO), Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Carlos Viana (Podemos-MG).

De acordo com o presidente, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), a conferência é um momento de "alinhamento" entre os agentes políticos da sociedade. Ao Globo, justificou a escolha de palestrantes:

"Iremos fazer encontros regionais para falarmos de nossos valores, com convidados da nossa fé. Este é apenas o primeiro, que funcionará como uma forma de aproximação" disse Silas Câmara.

Veja também

PT: indiciamento de Bolsonaro e organização abre caminho para que venham a pagar pelos crimes
PT

PT: indiciamento de Bolsonaro e organização abre caminho para que venham a pagar pelos crimes

Tarcísio defende Bolsonaro após indiciamento: "Respeitou resultado da eleição"
Tarcísio

Tarcísio defende Bolsonaro após indiciamento: "Respeitou resultado da eleição"

Newsletter