Logo Folha de Pernambuco

atos golpistas

CPI do 8 de Janeiro faz sessão para votação de parecer final

Base governista aposta que relatório de Eliziane Gama será aprovado por margem ampla de votos

Senadora Eliziane Gama em leitura de relatório final da CPI do 8 de janeiro Senadora Eliziane Gama em leitura de relatório final da CPI do 8 de janeiro  - Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro deu início à sessão para votar o parecer final da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), apresentado na terça-feira (17), com o pedido de indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 60 pessoas.

A CPI é composta por 16 senadores e 16 deputados, além de suplentes. Entre os 32 titulares com direito a voto, o governo tem ao menos 19 ao seu lado. As contas dos aliados de Lula, no entanto, vão, além disso. O deputado Rogério Correia (PT-MG), por exemplo, avalia que serão 20 votos favoráveis ao texto de Eliziane.

"Vão ser entre 8 e 10 votos de diferença. O relatório foi muito bem feito. A aprovação está encaminhada" acrescentou o deputado Rafael Brito (MDB-AL).

Até mesmo a oposição, que apresentou relatório alternativo propondo o indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acredita nesse cenário.

A sessão desta quarta-feira (18) terá início com a discussão dos relatórios apresentados na terça-feira. Há 36 inscritos para o debate, cada membro da CPI poderá falar por 10 minutos e os não-membros por 3 minutos. Só após o fim das falas será iniciada a votação.

O relatório de Eliziane pede o indiciamento de 61 pessoas, incluindo integrantes e aliados do governo passado. Além do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, a lista inclui o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o ex-diretor da Polícia Federal Rodoviária (PRF) Silvinei Vasques, os ex-ministros Anderson Torres (Justiça), Walter Braga Netto (Defesa e Casa Civil), Augusto Heleno (GSI), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), além da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Oposição
Parlamentares da oposição, por sua vez, pedem o indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Justiça, Flávio Dino; do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, e de mais três pessoas.

O texto é assinado por 16 parlamentares e só irá à votação caso o de Eliziane, relatora oficial do colegiado, for derrotado, o que é pouco provável de acontecer já que a base do governo tem maioria na CPI.

Veja também

Newsletter