CÂMARA DOS DEPUTADOS

CPI do 8 de janeiro: governista pede acareação entre hacker Delgatti e Carla Zambelli

Deputado Rogério Correia protocolou equerimento de convocação

Carla Zambelli e Delgatti NetoCarla Zambelli e Delgatti Neto - Foto:

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou nesta segunda-feira (11) um requerimento de convocação para que o hacker Walter Delgatti Neto e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) passem por acareação na CPI do 8 de janeiro.

De acordo com o parlamentar, o procedimento é necessário para que o colegiado possa esclarecer contradições registradas entre as acusações feitas por Delgatti em seu depoimento e o que foi dito pela parlamentar à Polícia Federal.

"Neste contexto, Delgatti afirma que a deputada o havia contratado para desenvolver trabalhos no âmbito de suas páginas de internet e também em redes sociais e que, logo em seguida, a intenção da mesma foi revelada. A deputada intentava que o mesmo atuasse em benefício das acusações infundadas de vulnerabilidades das urnas eletrônicas e da lisura do próprio processo eleitoral adotadas ex-Presidente Jair Bolsonaro", diz trecho do documento.

Rogerio Correia leva em conta que Zambelli, por sua vez, negou todas as acusações feitas pelo hacker. No entanto, o deputado afirma que as denúncias estão diretamente associadas ao objeto de investigação da CPI: os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro que culminaram na depredação do patrimônio público, em Brasília. Por isso, alega que a acareação é essencial para as investigações.

Em depoimento à PF, Walter Delgatti Neto afirmou ter recebido R$ 40 mil em pagamentos de Zambelli para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e expedir um mandado de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

De acordo com o hacker, ele teria sido contratado para participar de uma trama golpista que colocaria em xeque o resultado das urnas eletrônicas. Jair Bolsonaro (PL) teria participado desta trama e pedido que ele grampeasse Moraes — o que também é negado pelo ex-presidente.

Veja também

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos
DEMISSÃO

Secretário acusado de assédio moral é demitido do ministério dos Direitos Humanos

Lula diz que governo fará levantamento de quem tem direito a benefícios e não recebe
PREVIDÊNCIA

Lula diz que governo fará levantamento de quem tem direito a benefícios e não recebe

Newsletter