atos golpistas

CPI do 8 de Janeiro: parlamentares ouvem condenado por ataque a bomba no aeroporto de Brasília

Wellington Macedo de Souza conseguiu na Justiça o direito de ficar calado, mas foi obrigado a comparecer

Arthur Maia durante sessão da CPI Arthur Maia durante sessão da CPI  - Foto: Reprodução/Tv Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro deu início à sessão para ouvir o depoimento do blogueiro Wellington Macedo de Souza, condenado por ser uma das pessoas que planejou uma tentativa de ataque a bomba no aeroporto de Brasília no dia 24 de dezembro do ano passado. A defesa de Wellington pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não fosse obrigado a ir à sessão para prestar depoimento. O ministro Luís Roberto Barroso negou o pedido, mas concedeu o direito dele permanecer calado.

A base governista da CPI quer investigar possíveis ligações entre Wellington e Jair Bolsonaro. Como parte da estratégia, os parlamentares separaram uma série de vídeos publicados pelo próprio blogueiro para serem apresentados nesta quinta-feira (21).

Wellington foi condenado pela Justiça do Distrito Federal a seis anos de prisão. Na semana passada, Macedo foi transferido de Foz de Iguaçu, cidade do Paraná que faz fronteira com o Paraguai, para Brasília, onde vai cumprir pena no complexo penitenciário da Papuda.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele fazia parte de um grupo que pregava protestos de teor golpista contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente.

Macedo estava foragido há oito meses e foi encontrado no Paraguai nesta semana graças à cooperação da Polícia Federal brasileira com a polícia paraguaia.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter