Deputado

CPI do MST: após depoimento de Stédile, Kim Kataguiri aciona MPF por falso testemunho

Deputado apresentou notícia crime

Kim KataguiriKim Kataguiri - Foto:

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) encaminhou, nessa terça-feira (15), notícia crime ao Procurador-Geral do Distrito Federal em detrimento do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile. O parlamentar acusa Stédile de crime de falso testemunho em depoimento na CPI do MST.

O acionamento diz respeito a um momento do colegiado em que Kataguiri questionou o líder sobre uma senhora que teria sido expulsa do movimento social em Sobradinho, no DF, e afirma ter vivido em condição análoga à escravidão. Na ocasião, Stédile negou ter conhecimento sobre a denúncia.

O deputado alegou, no entanto, que o líder já havia comentado o caso em entrevista ao Flow Podcast.

— Por que o senhor deu uma entrevista para o flow citando especificamente um caso desta CPI, que é o caso do Distrito Federal, o que significa que o senhor mentiu — afirmou Kim Kataguiri na CPI.

Em junho, ao Flow, Stédile afirmou que a senhora em questão causava problemas, era oportunista e, por isso, foi expulsa do movimento.

Em documento obtido pelo Globo, o deputado pede ao Ministério Público Federal que ofereça denúncia contra Stédile por ter "mentido" em depoimento.

"O depoente valeu-se de uma espécie de jogo semântico para dizer que não tinha ciência dos fatos. Ele afirma que teve ciência “depois que vocês falaram”. O “vocês” se refere à CPI. Ou seja, em 2 de junho de 2023, o depoente já teve ciência dos fatos, porque eles foram devidamente analisados na CPI e receberam cobertura midiática, o que fez com que o depoente os conhecesse. Na reunião de 15/8/2023, obviamente, o depoente ainda sabia dos fatos. Perguntado, no entanto, se os conhecia, disse que não", diz trecho da representação.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter