Senado

Damares afirma que votará contra indicação de Zanin ao STF: "O que me resta é orar"

Senadora disse não ter interesse em dialogar com o advogado pessoal do presidente Lula; "Meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar"

Damares Alves, senadoraDamares Alves, senadora - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou neste sábado (10) que votará contra a nomeação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a ex-ministra do governo de Jair Bolsonaro (PL), a indicação do advogado pessoal do presidente Lula (PT) fere o princípio constitucional de impessoalidade e que, por isso, não apoiará o candidato à vaga deixada por Ricardo Lewandowski na Corte.

— Nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF. Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam — disse a senadora.

Damares afirma ainda que só receberá Zanin de forma protocolar caso o seu partido, o Republicanos, solicite. Sobre a nomeação, a senadora afirma que só lhe cabe rezar:

— Pressupondo que o presidente da República tenha a maioria dos votos no Senado, o que possivelmente dará ao indicado a vitória, o que me resta, doravante, é orar para que Dr. Zanin nos surpreenda e se torne um juiz justo e imparcial.

Após ter sido indicado pelo presidente Lula, Zanin aguarda sua sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Dos atuais 26 titulares do colegiado, 14 disseram ao GLOBO que vão votar a favor da nomeação, incluindo integrantes da oposição, e apenas 5, contra, o que já garante a maioria.

Posteriormente, independentemente do parecer da CCJ, o advogado deve alcançar maioria absoluta (no mínimo 42 votos) no plenário da Casa.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter