Logo Folha de Pernambuco

atos antidemocráticos

Danificado no 8/1, relógio de Dom João VI é enviado para restauro na Suíça

Recuperação da peça será feita por produtor suíço; responsável por destruir item segue preso

Relógio destruido em atos golpsitas de 8 de janeiro em BrasíliaRelógio destruido em atos golpsitas de 8 de janeiro em Brasília - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O relógio Balthazar Martinot, que pertenceu a Dom João VI, danificado nos atos golpistas de 8 de janeiro, foi enviado nos primeiros dias deste ano para restauro na Suíça, segundo confirmado pela Embaixada do país europeu nesta terça-feira.

Dezenas de itens e peças foram danificados naquela data, quando os prédios sedes dos Três poderes foram invadidos em Brasília.

Um produtor suíço de relógios, descrito como "de longa tradição e experiência", ofereceu o apoio de especialistas na missão de restaurar a obra. Em maio, uma equipe de relojoeiros suíços veio ao Brasil e inspecionou a peça danificada, datada do século XVII.

Posteriormente, um acordo foi assinado entre os dois países estabelecendo um Acordo de Cooperação Técnica para a restauração do relógio.

O responsável por derrubar o relógio foi identificado como o mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, filmado por câmeras de segurança do Planalto.

No dia 23 de janeiro, o mecânico foi detido em Uberlândia e levado para a Delegacia da Polícia Federal, antes de ser encaminhado para a penitenciária. Atualmente, ele se encontra no Presídio de Uberlândia I, antiga Colônia Penal Professor Jacy de Assis.

"A Suíça e o Brasil têm relações históricas de amizade e cooperação baseadas sobre valores comuns. A colaboração que decorre da nobre missão de proteger o património histórico e artístico é um elemento emblemático que reforçará ainda mais a colaboração entre os nossos dois países", disse a Embaixada da Suíça por meio de nota.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter