DataFolha: Lula tem 45%; Bolsonaro, 33%
Foram ouvidas 5.926 pessoas em 300 municípios de todas as unidades federativas do país
A nova pesquisa do Instituto DataFolha sobre a disputa à presidência da República, contratada pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, divulgada hoje (15), mostra que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 45% das intenções de voto em um cenário estável. Jair Bolsonaro (PL) ficou com 33%.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, tem 8%; e Simone Tebet (MDB), 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) ficou com 2%. Felipe d'Avila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Kelmon Souza (PTB) não chegaram a 1%.
O percentual dos que disseram que votariam em branco, anulariam ou não votariam em nenhum candidato foi 4% e dos que não sabiam, 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em um segundo turno entre os dois candidatos com maiores percentuais de intenção de votos, Lula ficaria com 54% e Bolsonaro ficaria com 38%. O percentual de brancos e nulos ou nenhum no segundo turno seria de 7%; o dos que não sabem, 2%.
Na modalidade votos válidos, que não leva em conta os votos nulos, brancos e indecisos, a pesquisa aponta, neste momento, para a realização de segundo turno, no qual Lula ficaria com 48% das intenções de voto e Bolsonaro ficaria com 36%.
Quanto à avaliação do governo Bolsonaro, 30% consideram a gestão do presidente ótima ou boa; 25% consideram regular e 44% acreditam que é ruim ou péssima. Um por cento não soube responder sobre a administração do atual governo.
No que diz respeito à confiança dos eleitores nas declarações do presidente Jair Bolsonaro, 21% disseram que confiam. O percentual dos que às vezes confiam foi de 27%. Já 51% afirmaram que nunca confiam nas afirmações do presidente. Um por cento não soube responder.
A pesquisa eleitoral foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-04099/2022 para ouvir 5.926 pessoas. As entrevistas foram presenciais e realizadas entre a última terça-feira e hoje em 300 municípios distribuídos em todas as unidades federativas do país.