PESQUISA

Em São Paulo, 30% dizem ser petistas, e 17%, bolsonaristas, mostra Datafolha

A pesquisa ofereceu opções mais amplas como centro-esquerda (11%) e centro-direita (14%)

Urna eletrônica Urna eletrônica  - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Entre os paulistanos, 30% são petistas e 17%, bolsonaristas, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 15. Outros 7% da população da capital paulista afirmaram não se identificar com nenhuma das opções e 24% se disseram neutros.

Os entrevistados, porém, mostraram ser mais de direita (27%) do que de esquerda (18%). Já 21% mencionaram ser de centro, enquanto 1% não soube responder.

A pesquisa ofereceu opções mais amplas como centro-esquerda (11%) e centro-direita (14%). Se essas faixas forem somadas às mais extremas, a direita passa a representar 38% e a esquerda, 31%.

No levantamento, o entrevistado poderia se dizer próximo ao bolsonarismo ou próximo ao petismo. Se somadas as faixas mais moderadas, os petistas chegam a 44% e os bolsonaristas alcançam 25%.

A variação das ideologias ou dos polos bolsonaristas e petistas não foi além da margem de erro se comparadas com a rodada anterior. Sendo assim, a divisão na capital paulista demonstra estabilidade.

O Datafolha entrevistou presencialmente 1.092 eleitores de São Paulo na terça-feira, 6, e na quarta-feira, 7. Contratado pelo jornal Folha de S.Paulo, o levantamento foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024
Eleições

Governo de Minas Gerais suspende "lei seca" durante as eleições de 2024

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo
Justiça

STF manda pagar pensão vitalícia a ex-governador de MT que ficou 33 dias no cargo

Newsletter