Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

DataSenado: 40% não tomam posição política; direita prevalece entre quem se posiciona, com 29%

Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram o ranking de eleitores que se consideram de esquerda

As eleições municipais acontecem no dia 6 de outubroAs eleições municipais acontecem no dia 6 de outubro - Foto: Divulgação/Ascom/TSE

A pesquisa Panorama Político 2024, realizada pelo DataSenado/Nexus e divulgada nesta quinta-feira, 26, aponta que 40% dos brasileiros não se identificam com nenhum posicionamento político. Entre os que se identificam com algum posicionamento político, a direita é maioria em relação à esquerda e centro: 29% contra 15% e 11%, respectivamente.

A preferência pela direita prevalece entre os eleitores brasileiros que se identificam com algum posicionamento político, independentemente da renda familiar, escolaridade, raça, gênero e Estado onde mora. São 29% que se identificam com esse espectro político, seguidos por 15% que se denominam de esquerda e 11% de centro. Os três grupos somam 55%.

Outros 40% não se identificam com nenhum posicionamento político e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Rondônia é onde há mais eleitores de direita, com 41% dos que se posicionam politicamente. Santa Catarina, com 37%, Paraná e Mato Grosso, com 36%, são os outros três estados com mais identificação à direita.

Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram o ranking de eleitores que se consideram de esquerda, ambos com 18%. Os estados são seguidos pelo Ceará, com 17%. Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo ocupam o terceiro lugar, com 16%.

Tanto a renda quanto a escolaridade também afetam o posicionamento político dos eleitores. A falta de preferência é mais comum entre aqueles com renda de até dois salários mínimos (47%) e reduz gradativamente até chegar a 21% no grupo com renda acima de seis salários mínimos.

Em todas as faixas, a direita supera tanto o centro quanto a esquerda, registrando apoio de 25% entre os mais pobres e 37% entre os mais ricos.

Veja também

Alvo de processo de cassação, Glauber Braga chora ao anunciar renúncia em comissão da Câmara
Câmara dos Deputados

Alvo de processo de cassação, Glauber Braga chora ao anunciar renúncia em comissão da Câmara

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas
senado

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas

Newsletter