Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

PSDB rejeita pedido de expulsão de Datena por cadeirada em Pablo Marçal

Agressão aconteceu durante debate na TV Cultura

José Luís Datena agredindo Pablo Marçal durante debate na TV CulturaJosé Luís Datena agredindo Pablo Marçal durante debate na TV Cultura - Foto: Reprodução/TV Cultura

O PSDB comunicou a seus filiados nesta segunda-feira, 23, que recusou, por unanimidade, o pedido de expulsão do apresentador de TV José Luiz Datena, candidato à Prefeitura de São Paulo, do partido. Após o episódio da cadeirada em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura, em 15 de setembro, 41 filiados solicitaram ao partido a expulsão do jornalista.

Segundo os signatários do documento, a agressão configurava uma infração às normas da sigla. "Somente com uma ação firme e clara contra esse tipo de comportamento poderemos preservar o legado de responsabilidade social, bom senso e equilíbrio que o PSDB sempre defendeu", diz um trecho da petição.

A recusa do pedido pela Executiva municipal da legenda é de quinta-feira, 19, e foi oficializada nesta segunda. Segundo Guilherme Ruiz Neto, advogado do PSDB paulista, "se firmou o entendimento de que Datena agiu em legítima defesa para repelir a injusta agressão perpetrada por Pablo Marçal".

Durante o programa da TV Cultura, o candidato do PRTB provocou Datena com insinuações de que o tucano cometeu abuso sexual. O processo ao qual o empresário e influenciador se referia está extinto na Justiça, não havendo condenação pelo caso. Nesta segunda-feira, durante sabatina realizada pelo SP1, da TV Globo, o candidato do PSDB disse que não se arrepende de ter dado uma cadeirada no adversário, mas prometeu não repetir o ato de violência contra o ex-coach.

Apesar do respaldo de dirigentes tucanos, o apoio a Datena não é unânime entre filiados da sigla. A decisão de ter ou não um candidato próprio ou de apoiar a candidatura à reeleição do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), dividiu o partido ao longo do primeiro semestre e levou a uma debandada de todos os vereadores do partido na Câmara Municipal de São Paulo.

Desde o anúncio da pré-candidatura de Datena, em junho, a insatisfação desta ala do partido se intensificou. O grupo resistente em ter o apresentador como candidato a prefeito era liderado por Fernando Alfredo, ex-presidente municipal do PSDB.

Em uma tentativa de obstruir a indicação de Datena, Alfredo chegou a se lançar como pré-candidato à Prefeitura. O movimento não foi bem sucedido e o ex-presidente do diretório paulistano foi expulso da sigla.

Veja também

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Militares indiciados pela PF queriam arrastar promotor e deputados para gabinete do golpe

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232
PE na Estrada

Governadora Raquel Lyra anuncia licitação para duplicação de trecho da BR-232

Newsletter