Logo Folha de Pernambuco

Câmara dos Deputados

De licença maternidade a Covid-19: entenda a ausência de quatro parlamentares na eleição da Câmara

Talíria Petrone, Jadyel da Jupi, Hercílio Coelho Diniz e Glauber Rocha não participaram da votação para a Presidência da Casa

Sessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara dos DeputadosSessão para eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito para a presidência da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (1º), com 464 votos e os outros dois candidatos — Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (NOVO-RS) — concentraram 40 votos. Para além dos cinco votos em branco, quatro deputados federais não compareceram à sessão, dois deles por licença.

Este é o caso da representante do Rio Talíria Petrone (PSOL). De licença maternidade, a psolista tomou posse de maneira virtual e com a filha de 22 dias no colo. Nas redes sociais, ela agradeceu pelo novo mandato.

"Hoje, com meu bebê de 22 dias no colo, no meio das dores e alegrias do puerpério, com leite escorrendo nos peitos, assumo a tarefa - que me foi dada por quase 200 mil pessoas - de representar o povo do Rio de Janeiro. Esse mandato é nosso", escreveu.

Colega de bancada de Talíria, Glauber Rocha também precisou se ausentar da votação por ter testado positivo para Covid-19. "Lamento não poder votar em Chico Alencar hoje a tarde pra presidência da câmara e de não estar no plenário nesses momentos iniciais, mas não somos nós quem escolhemos os obstáculos da luta, nós escolhemos é lutar sejam quais forem as circunstâncias", disse o parlamentar em publicação nas redes sociais.

Além dos citados, Jadyel da Jupi (PV-PI) e Hercílio Coelho Diniz tomaram posse presencialmente, mas não compareceram à sessão de votação. Procurado, Jadyel da Jupi informou que passou mal após ter um "pico hipertensivo"

- Estava na sessão desde o início, mas já ao final da tarde passei mal com um pico hipertensivo e fui ao gabinete medir a pressão e tomar um remédio. Quando me informaram que já estava encerrando a sessão acelerei para chegar ao plenário mas já havia sido proclamado a vitória do presidente Arthur lira encerrado a sessão - informou o parlamentar, que decretou apoio a Lira.

Já Diniz não retornou o contato da reportagem.

Veja também

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Quem é o padre que participou de plano de golpe com Bolsonaro, segundo a PF?

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Newsletter