Logo Folha de Pernambuco

Justiça

Debate sobre mandato para ministros de tribunais superiores está contaminado, diz Dino

Ministro afirma ser a favor da fixação de um mandato

A declaração do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ocorreu durante o seminário 'Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia' promovido pela Fundação Getúlio Vargas, pela Globo e pelo IDP, no RioA declaração do Ministro da Justiça, Flávio Dino, ocorreu durante o seminário 'Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia' promovido pela Fundação Getúlio Vargas, pela Globo e pelo IDP, no Rio - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu nesta segunda-feira que o debate sobre o estabelecimento de um mandato para ministros de tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), está “contaminado” e não ocorre em um bom momento. O ministro disse que historicamente é a favor da fixação de um mandato, mas que vê intenção de retaliação com a medida.

— Academicamente, sempre me pronunciei a favor, entendendo que em algum momento é necessário. Ocorre, contudo, que nós temos que enxergar o ambiente em que isso está colocado. Me parece que há um indevido propósito de retaliação ao Supremo. É um debate justo que não ocorre em um momento bom — disse Dino.

A declaração ocorreu durante o seminário 'Liberdade de Expressão, Redes Sociais e Democracia' promovido pela Fundação Getúlio Vargas, pela Globo e pelo IDP, no Rio. Como mostrou O GLOBO, a proposta de impor mandatos a membros de tribunais superiores, inclusive do STF, tem ganhado força entre integrantes das principais Cortes do país e no Parlamento. Pelo menos quatro ministros do Supremo se dizem favoráveis à mudança — três deles na condição de anonimato. No Congresso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vem sinalizando disposição em pautar projeto sobre o tema.

Não há consenso sobre qual seria a extensão do mandato a ser imposto. Há propostas que vão de oito a 16 anos. A medida só valeria para futuras indicações aos tribunais.

Uma PEC que estabelece mandato a magistrados, apresentada pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, aguarda para ser votada no Senado. O projeto fixa o prazo de atuação no STF em oito anos, sem direito à recondução. Para o senador, o mandato vitalício, com aposentadoria compulsória aos 75 anos — conforme a regra atual — dá muito poder aos ministros.

Já Pacheco vem dando sinais de que pode incluir a proposta entre suas prioridades para este ano. Debater mudanças no STF foi promessa de sua campanha num aceno aos votos de senadores bolsonaristas para sua recondução à presidência da Casa.

Veja também

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''
DECLARAÇÃO

Ministro do STJ chama autismo de ''problema'' e diz que clínicas promovem ''passeio na floresta''

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Newsletter