Logo Folha de Pernambuco

JUSTIÇA

Defesa de Daniel Silveira questiona prazo para início da pena

Advogado critica demora em envio de ação à Vara de Execuções Penais

Daniel SIlveiraDaniel SIlveira - Foto: Reprodução / Instagram

O advogado Paulo Faria, que defende o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), afirmou em uma petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o magistrado tem "prazer em descumprir a lei".

Após a condenação de Silveira ser confirmada, sem possibilidade de recursos, a defesa do parlamentar questiona a demora do envio do caso dele à Vara de Execuções Penais (VEP). Depois do envio, um juiz da VEP que passa a ser responsável pelo cumprimento da pena e passa a analisar pedidos da defesa.

No ano passado, Silveira foi condenado pelo STF oito anos e nove meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros da Corte. O ex-presidente Jair Bolsonaro concedeu um indulto a ele, com o objetivo de anular a condenação, mas a medida foi derrubada neste ano pelo plenário do STF.

Em maio, o relator do caso, Alexandre de Moraes, determinou o início do cumprimento da pena. Entretanto, a defesa afirma que, dois meses depois, ainda não houve envio à VEP.

Para o advogado, os benefícios garantidos a Silveira "estão sendo impedidos por ato ilegal deste relator, sem qualquer explicação, senão, por mero prazer em descumprir a lei".
 

Além de protocolar uma petição na ação penal na qual o ex-deputado foi condenado, Paulo Faria também apresentou na segunda-feira um habeas corpus, dizendo que há uma "injustificada demora e ato de constrangimento ilegal" e pedindo o envio imediato à VEP.

Silveira está preso preventivamente desde fevereiro, por descumprir medidas cautelares que haviam sido impostas pelo STF. O tempo da prisão preventiva pode ser abatido da pena.

Procurado para comentar a petição, Faria reafirmou as críticas e disse considerar que Moraes está "segurando" o processo para prejudicar Silveira.

— Afirmo e ratifico que o ministro está "segurando" o ato para prejudicar Daniel e a defesa — declarou.

Moraes foi procurado para comentar as críticas, por meio da assessoria de imprensa do STF, mas não respondeu.

Veja também

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF
PLANO GOLPISTA

Militar 'kid preto' será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF sobre plano golpista

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

Newsletter