Logo Folha de Pernambuco

Justiça

Defesa de Gabriel Monteiro diz que atos do político só enobrecem vereadores

Reunião final do Conselho de Ética que vai confirmar ou não parecer pela cassação do mandato nesta quinta-feira (11) antes de matéria chegar ao plenário

Vereador Gabriel MonteiroVereador Gabriel Monteiro - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A defesa do vereador e youtuber Gabriel Monteiro (PL) entregou no fim da tarde desta terça-feira (9) as chamadas alegações ficais, no processo que o político responde por quebra de decoro parlamentar. O documento foi publicado nesta quarta-feira (10) na Câmara do Rio e pede que o Conselho de Ética reveja o relatório do vereador Chico Alencar (PSOL) que propõe a cassação do mandato, com reabertura de prazos para que o político, candidato a deputado federal, possa se defender. Os advogados alegam, entre outros pontos, que a denúncia que fundamentou o processo não mencionava inicialmente a acusação de que o vereador estaria sendo acusado de cometer estupro por quatro mulheres.

Além de rebater ponto a ponto as acusações feitas por Chico, os advogados afirmam que "as ações do parlamentar não são suficientes para denegrir este parlamento, pelo contrário (...), as ações do parlamentar enobrecem essa casa. Gabriel Monteiro fiscalizou e fiscaliza, é diuturnamente pela população que representa’’, diz um trecho do documento.

Nesta quinta-feira (11), o Comselho de Ética se reúne mais uma vez para analisar o documento.

Logo em seguida, deliberarão se aprovam o relatório de Chico Alencar. Caso a orientação seja pela perda do mandato ou qualquer outra punição, a matéria deve ser submetida ao plenário na próxima terça-feira (16). Nas alegações finais, os advogados pedem para que Gabriel e seus advogados participem dessa última sessão do Conselho de Ética.

Para que Monteiro perca o mandato são necessários 34 votos. No caso de outra punição basta a maioria do plenário deliberar.

Chico, por sua vez, rebateu as críticas: "A defesa diz que o relator deveria apenas relatar os fatos, quando minha obrigação é não apenas narrá-los mas também dar o parecer (voto) fundamentado sobre eles. Sobre fatos que citei como laterais e relevantes, embora não sejam objetos diretos da representação complementam o entendimento do comportamento social do representado", argumentou.

Os principais pontos da acusação:

A defesa rebateu as acusações oferecendo os seguintes argumentos:

Veja também

Newsletter