Logo Folha de Pernambuco

GOVERNO LULA

Definição sobre ministérios de Tebet e Marina Silva no governo Lula deve ocorrer na próxima semana

Os últimos dias foram de negociações entre Lula, Tebet e Marina Silva

Marina Silva, Lula e Simone TebetMarina Silva, Lula e Simone Tebet - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

A situação de Simone Tebet e Marina Silva no governo de Luiz Inácio Lula da Silva segue sem definições. Segundo a coluna de Andréia Sadi, no G1, Lula convidou a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para ocupar o Ministério do Planejamento. A informação veio de fontes próximas ao futuro governo.

Até o momento, Tebet não respondeu. Informações da coluna sugerem que Tebet hesita porque entende que não tem afinidade com a agenda econômica do PT.

Negociações
Os últimos dias foram de negociações entre Lula, Tebet e Marina Silva. No encontro com Lula, na sexta, Tebet foi convidada para o Ministério do Meio Ambiente, mas avisou que só diria "sim" se Marina aceitasse um cargo de autoridade climática. 
 

Ainda na sexta, Marina recusou a função, por achar que era um cargo "muito técnico". Assim, a decisão de Marina inviabilizou a nomeação de Tebet. Em seguida, ainda na sexta, Lula convidou Marina Silva para assumir o Ministério do Meio Ambiente, afirmam fontes do futuro governo.

Voo com Tebet
Na sexta (23) à noite, Lula pegou um avião com Tebet, de Brasília a São Paulo. Segundo fontes próximas a Tebet, o petista insistiu para que a emedebista aceite ser sua ministra do Planejamento. Tebet, no entanto, resiste a compor o time econômico. 

As definições, indicam fontes, ficaram para segunda ou terça-feira (27). 

Em sua coluna, Sadi argumenta que Tebet ouviu, de ministros de Lula, que o presidente eleito realmente a quer no governo. Haddad, futuro ministro da Fazenda, teria gostado da ideia de Tebet no Planejamento. 

A dúvida de Tebet, indicam fontes, é porque o cargo está ligado a agenda econômica do PT, enquanto a senadora acredita que tem mais ligação com pautas de educação, meio ambiente e desenvolvimento social.
 

Veja também

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"
DISCUSSÃO

Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: "Recolha-se a sua insignificância"

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Advogado de Mauro Cid diz que Bolsonaro tinha conhecimento do plano de golpe

Newsletter