Logo Folha de Pernambuco

ministério da justiça

Delegado da PF vai coordenar grupo de trabalho sobre nova inteligência

Medida foi adotada como resposta à crise instalada após vazamento do relatório sobre grupos que se identificam como antifascistas

O grupo será composto por representantes do ministério, da Polícia Federal, das Secretarias de Segurança dos EstadosO grupo será composto por representantes do ministério, da Polícia Federal, das Secretarias de Segurança dos Estados - Foto: Geraldo Magela/ Agência Senado

O delegado da Polícia Federal Thiago Marcantonio Ferreira vai ser o coordenador do grupo de trabalho criado pelo ministro da Justiça, André Mendonça, para elaborar diretrizes de uma "nova inteligência na área de segurança pública". A medida foi adotada como resposta à crise instalada após vazamento do relatório sobre grupos que se identificam como antifascistas.

O grupo será composto por representantes do ministério, da Polícia Federal, das Secretarias de Segurança dos Estados. O Judiciário, o Congresso Nacional e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) também foram convidados para a comissão.
O ministro deu prazo de 60 dias para elaborar documentos referentes à instituição de uma Política Nacional, uma Estratégia Nacional e à criação de um Plano Nacional de Inteligência de Segurança Pública.

Segundo a pasta, os "princípios constitucionais e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição" serão as premissas dos trabalhos. O ministro diz aguardar a conclusão das apurações internas do caso envolvendo o documento sigiloso.

Veja também

Newsletter