EGITO

Deputado bolsonarista pede a Aras que investigue viagem de Lula em jatinho de empresário

Presidente eleito viajou ao Egito em aeronave emprestada por empresário

Lula, presidente eleito do BrasilLula, presidente eleito do Brasil - Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O deputado federal Sanderson (PL-RS) enviou um ofício ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pedindo a abertura de um procedimento que apure a viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um avião do empresário José Seripieri Júnior. O petista embarcou com destino ao Egito nesta segunda-feira para participar da COP27, cúpula das Nações Unidas sobre o meio ambiente.

A viagem gerou polêmica porque Lula optou por ir de carona em um avião emprestado por Seripieri. O empresário tem sua trajetória ligada à Qualicorp, operadora de planos de saúde que fundou em 1997 e da qual saiu em 2019, iniciando uma nova empreitada com o lançamento da Qsaúde logo em seguida.

Junior, como é conhecido, é amigo de Lula há pelo menos uma década. O petista frequentou a mansão de veraneio do empresário em Angra dos Reis (RJ) após deixar a Presidência. Seripieri também costumava ceder um helicóptero e um jatinho para transporte do ex-presidente. No documento enviado à Procuradoria-Geral da República, Sanderson destacou que Seripieri foi acusado de corrupção na Lava-Jato e chegou a ser delator.

"Repiso, por oportuno, que o mencionado empresário José Seripieri Júnior foi preso no âmbito da operação Lava-Jato em 2020, tornando-se delator num acordo de colaboração premiada fechado com essa PGR fcom multa de R$ 200 milhões imposta ao investigado", destacou o parlamentar.

O ex-dono da Qualicorp foi um dos convidados do casamento de Lula com a socióloga Rosângela Silva, a Janja, em maio. O evento, em meio à campanha eleitoral, reuniu cerca de 200 pessoas em São Paulo. Segundo o documento, a proximidade entre os dois, bem como o custo de uma viagem ao Cairo justificam uma apuração por parte da PGR.

"É nesse contexto que, diante da relevância e urgência da temática, solicito a Vossa Excelência sejam adotadas as medidas cabíveis para apurar o motivo e em que circunstâncias foi emprestada aeronave particular do Sr. José Seripieri Júnior ao Sr. Lula da Silva para ir à COP-27", pediu o deputado.

Na tarde desta segunda-feira, o vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, afirmou que a viajem de Lula no avião do empresário não foi um empréstimo, mas uma 'carona'.

"A informação que eu tenho é que o proprietário está indo junto. Não tem empréstimo", respondeu. Nas suas redes sociais, o parlamentar criticou a utilização da aeronave.

"Como não existe almoço grátis, a minha preocupação é proteger o país de relações espúrias como essas, nada republicanas, que já custaram muito à nação brasileira e que, mesmo sem ter assumido a presidência, Lula já dá sinais de que não aprendeu nada com os escândalos de corrupção que protagonizou e o levaram à cadeia. Pela gravidade dos fatos, pedi inclusive urgência na apuração", afirmou.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter