Logo Folha de Pernambuco

BRASÍLIA

Deputado do PL bate boca com líder do PT em sessão na Câmara que homenageou MST: "Baixa a bola"

Deputados da oposição apresentaram moção de repúdio à homenagem ao movimento agrário

Sessão na Câmara Federal em homenagem aos 40 anos do MSTSessão na Câmara Federal em homenagem aos 40 anos do MST - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A sessão em homenagem aos 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Câmara dos Deputados ficou marcada por vaias, discussões e um bate-boca entre o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) e o líder do PT na Casa, Odair Cunha (PT-MG).

O deputado de oposição discursava em protesto à homenagem prestada ao MST, que segundo Nogueira, tem “40 anos de destruição”. Após descer do púlpito do Plenário, Nogueira grita para o líder petista não levantar o dedo para ele.

— Você não tem autoridade para fazer isso — retruca Cunha.

O deputado do PL então responde para o colega “baixar a bola”.

— Então baixa a bola, baixa a bola rapaz! Não mete o dedo na minha cara — diz em voz alta.

Na sessão, o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) foi outro membro da oposição que protestou contra a sessão em homenagem ao MST.

— Entendo que não há nada a ser comemorado. Esses 40 anos são de insucesso de uma política que fracassou e volta a ser feita de maneira que vai fracassar — disse Salles, que foi vaiado pelos militantes presentes na Câmara.

A sessão aconteceu após um requerimento feito por deputados que fazem parte do movimento agrário. A segunda-secretária da Câmara, Maria do Rosário (PT-RS) comandou a sessão e repreendeu os protestos dos parlamentares. A deputada leu um pronunciamento do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que afirmou que o movimento tem “os mais elevados méritos”.

Em pronunciamento à sessão, lido por Rosário, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), disse que o MST tem “os mais elevados méritos” e que defende bandeiras “de atenção questionável”. Para ele, a base do movimento “tem sido combativa e exitosa na tarefa de questionar o desmazelo em relação à dignidade e aos direitos humanos dos trabalhadores rurais”.

Após o término da sessão, parlamentares da oposição divulgaram uma moção de repúdio à homenagem.

Veja também

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País
ADVOGADOS

Mesmo após mobilização, candidatos apoiados por Bolsonaro perdem em eleições da OAB pelo País

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter