Logo Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Deputado estadual do RJ é alvo de ação contra fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro

Investigações revelaram um esquema de contratações diretas e desvio de dinheiro público a partir de atividades de uma rede de postos de combustíveis

Deputado Thaigo Rangel (Podemos)Deputado Thaigo Rangel (Podemos) - Foto: Alerj/reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira uma ação contra a prática dos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção e lavagem praticada por um deputado estadual do Rio de Janeiro. De acordo com a TV Globo, o parlamentar investigado é Thiago Rangel, do Podemos.

As autoridades cumprem 14 mandados de busca e apreensão na capital fluminense, no município de Campos dos Goytacazes, na Região dos Lagos e na Região Metropolitana.

As investigações, conduzidas pela Receita Federal e pelo Ministério Público, revelaram um esquema criminoso de contratações diretas, por meio da dispensa fraudulenta de licitação, de empresas ligadas ao parlamentar estadual investigado. Segundo as autoridades, a ação do grupo teria resultado em práticas de sobrepreço e no desvio de recursos públicos. O dinheiro obtido a partir do esquema era lavado através da atividade de uma extensa rede de postos de combustíveis.

A operação desta segunda-feira é denominada “Postos de Midas”, uma analogia ao Rei Midas da Frigia que, segundo a mitologia, adquiriu o poder de transformar em ouro tudo que tocava. O nome faz referência ao crescimento exponencial do patrimônio do investigado que, quando concorreu ao cargo de vereador pelo Município de Campos dos Goytacazes, declarou um patrimônio de R$ 224.000,0,. O total declarado pelo político era composto por dois veículos, participação no valor de sessenta mil reais em um posto de gasolina e um jet esqui.

Já em 2022, quando concorreu ao cargo de Deputado Estadual, declarou um patrimônio de R$ 1.972.000,00. O investigado, atualmente, conta com uma vasta rede de Postos de Combustíveis, composta de 18 postos, além de 12 empresas identificadas na investigação.

Veja também

Câmara dos Deputados convoca sessão deliberativa virtual para a terça-feira, 15
CONVOCAÇÃO

Câmara dos Deputados convoca sessão deliberativa virtual para a terça-feira, 15

Caso Marielle: Moraes determina avaliação de estado de saúde de Chiquinho Brazão
Caso Marielle

Caso Marielle: Moraes determina avaliação de estado de saúde de Chiquinho Brazão

Newsletter