BRASÍLIA

Deputado Luciano Bivar é reeleito para a 1ª secretaria da Câmara Federal

Bivar vai administrar um orçamento anual em torno de R$ 40 bilhões na Câmara

Luciano BivarLuciano Bivar - Foto: reprodução

A dobradinha PP x UB (União Brasil) na composição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deu certo. Reeleito, o presidente Arthur Lira (PP-AL) cumpriu tudo que acertou na distribuição dos cargos com os partidos. Saiu em vantagem o deputado Luciano Bivar (UB), reeleito nesta quarta (01) para a Primeira-Secretaria da Casa. Na prática, é o prefeito da Câmara, administrando um orçamento anual da ordem de R$ 40 bilhões.

Deputado Mendonça Filho tentou embate

De última hora, o deputado pernambucano Mendonça Filho quis medir forças com Bivar, mas acabou desistindo a pedido de Lira, que já havia dado a sua palavra a Bivar que, como ele, também seria reconduzido para o cargo, um dos mais cobiçados da Casa. Mendonça ainda chegou a sondar o ambiente, para saber se havia espaço para uma candidatura contraponto ao atual primeiro-secretário.

“Era muito ruim ele entrar, porque o que se cumpre são os acordos partidários”, disse o deputado Renildo Calheiros (PCdoB), que adentrou no plenário da Câmara com os panfletos de todos os candidatos que estavam disputando os cargos na Mesa. Para ele, prevaleceu o bom senso por parte de Mendonça Filho.

Lira deu mais espaço para aliados próximos

Na chapa que montou para dirigir a Câmara, Lira deu mais protagonismo a seus aliados mais próximos. O Republicanos e o União Brasil acumularam a vice-presidência e a primeira-secretaria — que controla as despesas da Câmara — com os presidentes nacionais das legendas, Marcos Pereira (SP) e Luciano Bivar (PE), respectivamente, nos principais cargos na mesa diretora indicada por Lira.

O PT emplacou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) na Segunda-Secretaria, uma vaga de menor importância, cargo que já ocupava durante o governo Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ficou com a segunda vice-presidência. Dois deputados do Centrão, Júlio César (PSD-PI) e Lúcio Mosquini (MDB-RO) ocupam a terceira e quarta secretarias. 

Veja também

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle
Caso Marielle

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira
Zambelli

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira

Newsletter