Logo Folha de Pernambuco

PRESSÃO

Deputados reagem às invasões do MST. Confira os bastidores

A Câmara aprovou na terça-feira passada o projeto de lei 709 de 2023, que impede invasores de terras de receberem subsídios do governo.

Deputados estão incomodados com invasõesDeputados estão incomodados com invasões - Foto: Agência Brasil/EBC/Divulgação

Incomodados com o aumento das invasões de terras no País, inclusive produtivas, deputados da ala conservadora da Câmara estão se articulando para minar o poder do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra). Segundo o site Poder360, já apresentaram sete projetos de lei. A defensiva se dá em um momento de alta nas ocupações de propriedades rurais pelo movimento e anúncio de um programa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reforma agrária no País. 


A Câmara aprovou na terça-feira passada o projeto de lei 709 de 2023, que impede invasores de terras de receberem subsídios do governo. A aprovação foi criticada pelos governistas, que alegaram ser “inconstitucional”. O texto ainda precisa passar pelo Senado, mas o Poder360 apurou que, mesmo sendo sancionado por Lula, a base de apoio irá judicializar o tema.


Em nota, o MST afirmou que o texto é “mais uma tentativa da extrema-direita de criminalizar a luta de indígenas, quilombolas, camponeses e de organizações populares que buscam a democratização da terra”. O movimento afirmou ainda esperar “contar com o apoio da sociedade e de congressistas” para barrar a proposta.


Dos sete projetos de lei contra invasores de terras, três foram apresentados por deputados do PL, maior bancada da Casa Baixa, com 94 deputados.  Dentre as propostas, estão a que cria o “Cadastro Nacional de Invasores de Propriedades Urbanas e Rurais”. Segundo o autor, deputado Marcos Pollon (PL-MS), o sistema deve ter dados do invasor, como o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), o documento de identidade, foto e endereço. 


Outra proposta é do deputado Evair de Melo (PP-ES). O texto proíbe a compra de alimentos de pessoas envolvidas em ocupações ilegais de propriedades pelo Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) do governo. 

Veja também

Lula sanciona projeto que cria novas regras para emendas; entenda os principais pontos
EMENDAS PARLAMENTARES

Lula sanciona projeto que cria novas regras para emendas; entenda os principais pontos

PF realiza nova operação em MT, PE e DF para apurar suposta venda de decisões judiciais
investigação

PF realiza nova operação em MT, PE e DF para apurar suposta venda de decisões judiciais

Newsletter