Logo Folha de Pernambuco

Justiça

Dino encerra investigação contra Renan Calheiros aberta sobre suposto desvio em fundo de pensão

PF e PGR afirmaram que não foi possível comprovar participação do senador em fatos investigados

O ministro Flávio Dino, durante sessão do STF O ministro Flávio Dino, durante sessão do STF  - Foto: Divulgação/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira um inquérito que tramitava desde 2017 contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), para apurar supostos desvios no Postalis, fundo de pensão dos Correios. A decisão segue o posicionamento da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República ( PGR)

Em outubro, Dino havia cobrado a conclusão da investigação, afirmando que a duração longa "indica uma situação tendencialmente excessiva".

A PF afirmou que, apesar de "consistentes trabalhos investigativos", não conseguiu reunir elementos suficientes para concluir a investigação, e que não vislumbrava diligências complementares que pudessem alterar isso.

A PGR afirmou que não existem "indiciários sólidos que evidenciem" a participação de Renan Calheiros nos fatos investigados, e que a investigação mostrou apenas a "influência política" do senado no Postalis.

Dino afirmou que a solicitação de arquivamento está "suficientemente motivada" e que não cabe a um ministro do STF acolher a um pedido de encerramento de apuração apresentada pela PGR. Por isso, arquivou o caso.

Veja também

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC
BRASIL

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Câmara aprova PL que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bi em 2025; texto vai ao Senado
BRASIL

Câmara aprova PL que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bi em 2025; texto vai ao Senado

Newsletter