tensão

Disputa por apoio entre PSD e PL em prefeitura de Santa Catarina faz Bolsonaro intervir

Em São José, prefeito Orvino de Ávila (PSD) e pré-candidata do PL disputam apoio do ex-presidente; por fotografia, deputada federal Júlia Zanatta (PL) virou alvo de ataques

Jair Bolsonaro, Júlia Zanatta, Guilherme Colombo e Eduardo Bolsonaro Jair Bolsonaro, Júlia Zanatta, Guilherme Colombo e Eduardo Bolsonaro  - Foto: Divulgação

A pouco mais de três meses das eleições municipais, a corrida pela prefeitura de São José, quarta maior cidade de Santa Catarina, vive dias de tensão.

Na cidade, o prefeito Orvino de Ávila (PSD) disputa o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a pré-candidata do PL, Adeliana Dal Pont.

Apesar de ser o nome oficial do partido de Bolsonaro, Adeliana chegou a ser vetada de uma agenda do ex-presidente por críticas que fez a sua gestão durante a pandemia da Covid-19.

Na última semana, contudo, o clima de tensão entre os dois pré-candidatos aumentou quando a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi envolvida na história. Após destinar emendas para o município, a bolsonarista posou ao lado do prefeito, que agradeceu os recursos.

A fotografia foi o suficiente para que dirigentes do PL começarem a criticá-la. Nos grupos de WhatsApp, Zanatta foi acusada de descumprir a orientação de Bolsonaro e apoiar o PSD, nacionalmente comandado por Gilberto Kassab.

Em meio à repercussão, Zanatta se defendeu em live feita na sua conta do Instagram:

— Presidente do PL pedindo para o pessoal me atacar com educação porque entreguei uma emenda para a cidade dele e o prefeito agradeceu em um vídeo junto comigo. Atitude baixa... Agora querer dizer que estou indo contra o Bolsonaro é patético — disse a parlamentar.

No sábado, o PL de São José emitiu uma nota em repúdio às ofensas proferidas contra Zanatta, além de manifestar apoio "irrestrito" a parlamentar. O posicionamento ainda cita uma declaração de Adeliana Dal Pont. "Os parlamentares do PL catarinense, em especial a Deputada Júlia, têm sido um exemplo na defesa dos ideais e valores do Partido e dos catarinenses, merecendo toda nossa força, apoio e solidariedade", diz trecho.

Neste domingo, o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve com Júlia Zanatta, quando o marido da parlamentar, Guilherme Colombo, fez um churrasco para o ex-presidente. Na ocasião, o ex-mandatário reforçou sua proximidade com Zanatta.

Nos bastidores, articuladores apontam que o encontro pode significar um possível recado para a corrida de São José, uma vez que Bolsonaro já indicou não apoiar Adeliana Dal Pont.

Veja também

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle
Caso Marielle

Moraes nega depoimento de promotoras do MPRJ no caso Marielle

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira
Zambelli

Zambelli deve prestar depoimento ao STF na próxima quinta-feira

Newsletter