Brasil

Do partido de Bolsonaro, Cláudio Castro elogia experiência de Lula: "Nunca fomos inimigos"

Em entrevista à CNN, governador do Rio falou sobre o apoio do governo federal em meio à crise no estado após as chuvas do último final de semana

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio CastroGovernador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro - Foto: divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), elogiou nessa segunda-feira (15) o presidente Lula (PT), a quem chamou de "político experiente". Em entrevista à CNN, Castro relatou o apoio dado pelo governo federal ao estado após as fortes chuvas do último final de semana. Os dois políticos conversaram por telefone e o presidente afirmou que irá analisar o pedido de antecipação dos recursos do PAC para ajudar nas obras das regiões atingidas.

"No momento de crise, pouco importa o lado político. Vejo como natural Lula ter procurado o Paes primeiro. Mas ele não deixou de me ligar quando eu o procurei. Um político experiente não faria nada contra o povo para me atingir. Ainda mais pela grandeza do cargo. Eu não ataco, não sou inimigo dele, nunca fomos" disse Cláudio Castro.

Nesta manhã, em seu perfil no X (antigo Twitter), Lula relatou que conversou por telefone com Castro ontem. "O governo federal continuará atento para apoiar todos os estados e municípios do Brasil em momentos de dificuldade, sem diferenciar partidos e sempre respeitando os governantes eleitos pelo povo", escreveu.

Filiado ao partido de Jair Bolsonaro (PL), Cláudio Castro esteve com o ex-presidente nas eleições de 2022. Apesar da aproximação, o chefe do Executivo fluminense nunca pertenceu a ala mais ideológica do Partido Liberal.

O elogio a Lula ocorre poucos dias após o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, ter chamado o petista de "figura popular", o que causou um desconforto na sigla.

À apoiadores, Bolsonaro falou em "declarações absurdas" que estariam implodindo o partido.

"Se continuar assim você vai implodir o partido, tem pessoa do partido dando declaração absurda como "o Lula é extremamente popular". Manda ele vir tomar 51 aqui na esquina, não vem" disse, sem citar Valdemar nominalmente.

Veja também

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses
Israel

TCU diz que legislação não impede Exército de comprar blindados israelenses

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter