Eleições 2022

Doria e Eduardo Leite trocam críticas em debate tenso nas prévias do PSDB

O debate foi promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo

O governador de SP, João Doria (esq.), e o governador do RS, Eduardo LeiteO governador de SP, João Doria (esq.), e o governador do RS, Eduardo Leite - Foto: Arquivo/Agência Brasil e Reprodução/Facebook

O segundo debate entre os candidatos das prévias presidenciais do PSDB, nesta sexta-feira (12), foi marcado pelo embate direto e por alfinetadas entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), que têm chances de vencer a disputa interna no próximo dia 21.

O debate foi promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio também participa das prévias, mas sem chances de vitória. No debate, ele procurou ser um contraponto aos governadores, mas foi mais incisivo nas críticas a Leite.

Leite acusou Doria de constranger prefeitos e vereadores de São Paulo a votarem nele nas prévias, inclusive usando os convênios do governo com as prefeituras como moeda de troca.

O paulista se esquivou do tema, afirmando que Leite estava "tenso e nervoso". "Ver meu partido sendo alvo de constrangimento me deixa tenso, nervoso e preocupado. [...] Eu não aceito constrangimento nas prévias", rebateu Leite.


Leite e Doria também discutiram a respeito da votação da PEC dos Precatórios, em que parte da bancada dos deputados federais do PSDB votou a favor da medida do governo Jair Bolsonaro (sem partido) mesmo após a sigla ter definido que será oposição à atual gestão federal.

Doria lembrou que os deputados federais de São Paulo votaram contra a proposta, enquanto os deputados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, estados protagonistas na campanha de Leite, votaram sim.

"Quero registrar que os sete deputados de São Paulo votaram contra [a PEC] e a favor do povo, a favor do Brasil. O PSDB é um partido de oposição, não de adulação", afirmou Doria.

Cobrado pelo voto de seus apoiadores, Leite afirmou liderar os deputados da Assembleia do Rio Grande do Sul, mas não os federais e criticou Doria por ter dito que "comanda" os deputados de São Paulo.

"Eu busco convencer com argumentos, sem fazer ofertas indevidas", disse Leite, em uma provocação a Doria.
Em relação ao primeiro debate das prévias, promovido pelo jornal O Globo em 19 de outubro, o clima foi mais tenso. No primeiro encontro, houve risadas, clima cordial e alfinetadas implícitas.

Veja também

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral
ELEIÇÕES 2024

MPT já registra mais de 300 denúncias de assédio eleitoral

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo
BRASIL

STF retoma julgamento sobre ampliação do foro privilegiado; entenda o que está em jogo

Newsletter