Logo Folha de Pernambuco

AVIÃO PRESIDENCIAL

É irresponsabilidade colocar presidente em avião com problemas, diz Janja após pane

Em 1º de outubro, a aeronave presidencial ficou quase cinco horas sobrevoando a capital mexicana

Janja, primeira-dama do Brasil Janja, primeira-dama do Brasil  - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A primeira-dama da República, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, cobrou maior responsabilidade em relação aos aviões utilizados pela Presidência. Em sua avaliação, foi uma "irresponsabilidade" transportar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do México ao Brasil em uma aeronave com problemas.

"A gente acaba sendo irresponsável com a vida do presidente da República. Eu não estou falando do presidente Lula. Eu estou falando do presidente da República do Brasil", afirmou Janja em entrevista à CNN Brasil, transmitida nesta quarta-feira, 13.

"Então, a gente acaba sendo um pouco irresponsável com isso, entendeu? De colocar ele dentro de uma aeronave com esse tanto de problemas. Então, a gente precisa ter um pouquinho mais de responsabilidade com o cargo", acrescentou.

Em 1º de outubro, a aeronave presidencial transportando Lula, Janja, ministros e parlamentares ficou quase cinco horas sobrevoando a capital mexicana, Cidade do México, onde o petista participou da posse de Claudia Sheinbaum.

O avião passou horas voando em círculos o espaço aéreo mexicano como forma de gastar combustível para fazer um pouso em segurança. A comitiva presidencial, então, retornou à Cidade do México para fazer a troca da aeronave e seguir para o Brasil.

O incidente causou grande irritação em Lula. Dentre as críticas feitas por ele, o chefe do Executivo reclamou da conectividade instável da aeronave em um momento como aquele. O episódio ainda resgatou o debate sobre compra de novo avião presidencial.

Veja também

PSDB Nacional critica radicalismo e cita condutas passadas do PT em nota
Ataques

PSDB Nacional critica radicalismo e cita condutas passadas do PT em nota

Após explosões, autoridades devem se unir para regulamentação das redes sociais, diz Moraes
ATENTADO

Após explosões, autoridades devem se unir para regulamentação das redes sociais, diz Moraes

Newsletter