Logo Folha de Pernambuco

Senado

Efraim assume liderança do UB no Senado e critica aumento dos combustíveis

Paraibano está em seu primeiro mandato na Casa Alta

 Efraim Filho Efraim Filho  - Foto: Wikimedia Commons

Depois de quatro mandatos na Câmara dos Deputados, período fértil de protagonismo na sua carreira política, o senador paraibano Efraim Filho já começou seu mandato de senador como líder do seu partido, o União Brasil, bancada expressiva, formada por dez senadores, entre eles nomes como o ex-presidente do Senado, David Alcolumbre, e Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato, eleito pelo Paraná.

A volta da tributação dos combustíveis, assunto que entrou na ordem do dia ao longo desta semana, teve nele uma voz discordante como líder. "Sai governo, entra governo, e a vida real do cidadão brasileiro continua a sofrer com os aumentos do combustível”, afirmou.

Eleito senador com 617.477 votos, 30,82% dos votos válidos da Paraíba, Efraim já tem uma bandeira: buscar a simplificação tributária para ajudar a alavancar a economia e a criação de empregos no País.

Efraim é filho do ex-senador Efraim Morais, que também foi deputado pelo Estado da Paraíba, além de ex-secretário estadual de Infraestrutura. Efraim Filho nasceu em João Pessoa e nos anos 2000 se formou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Tem pós-graduação em Direito do consumidor por uma universidade espanhola. Como deputado federal, presidiu a Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo e a Frente Parlamentar em Defesa da Propriedade Intelectual, além da CPI dos Fundos de Pensão.

Foi coordenador da bancada da Paraíba por quatro vezes e líder da bancada do extinto Democratas por três vezes. Em março de 2022, foi para o União Brasil, partido que nasceu da fusão do Democratas com o PSL, pelo qual se candidatou e se elegeu senador.

Efraim diz que tem pela frente um grande desafio e está entusiasmado. "O União Brasil tem a terceira maior bancada do Senado, chega com uma postura de coerência e independência no campo político", diz ele, para acrescentar: "Temos a liberdade de acompanhar os projetos que são bons para a Paraíba e que farão o nosso Estado desenvolver, resguardando essa mesma liberdade para divergir naquilo que vamos discordar”.

Veja também

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita
PARTIDOS

Indiciamento por tentativa de golpe esvazia Bolsonaro e fortalece alternativas na direita

Cúpula do Exército espera que indiciamentos estanquem surgimento de fatos sobre conduta de militares
TRAMA GOLPISTA

Cúpula do Exército espera que indiciamentos por golpe estanquem novos fatos sobre conduta de militares

Newsletter