Logo Folha de Pernambuco

COP29

Efraim Filho: O importante é votar PL do crédito de carbono antes da COP29

A COP29 será realizada de 11 a 22 de novembro em Baku, capital do Azerbaijão

Senador Efraim Filho (União-PB) no Senado.Senador Efraim Filho (União-PB) no Senado. - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB), disse nesta quinta-feira, 31, após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que os impasses que envolvem o projeto de lei do mercado de crédito de carbono estão sendo resolvidos e que a proposta pode ser votada a partir da semana que vem.

"O importante é votar esse texto antes da COP29. A grande mobilização que está tendo para a construção de consensos é votar a regulamentação do mercado de carbono antes da COP29, para que o Brasil, que é o anfitrião da COP30, já possa chegar a Baku com esse tema votado e aprovado no Congresso Nacional", afirmou Efraim.

A COP29 será realizada de 11 a 22 de novembro em Baku, capital do Azerbaijão. A declaração foi dada após reunião de Pacheco com Efraim, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e os relatores do projeto do crédito de carbono, o deputado Aliel Machado (PV-PR) e a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Questionado sobre se não haveria mais impasses no texto, Efraim disse que todos "foram resolvidos" e que a partir de agora serão feitos "ajustes de redação".

"A minha expectativa é que na reunião de hoje foram resolvidos todos os impasses e hoje o esforço é para ajustes de redação. É a sintonia de técnica legislativa, mas me parece que o consenso entre Câmara e Senado está bem próximo de ser obtido, entre os relatores da Câmara e do Senado", declarou.

Segundo o senador, é possível votar o projeto na semana que vem, mesmo com o encontro das cúpulas dos Parlamentos dos países que integram o G20, que será realizado a partir de quarta-feira.

"Espero que semana que vem, ou no máximo na semana seguinte (possamos votar o projeto). O evento do P20 é a partir da quarta-feira, no dia 6, pode ser que segunda e terça a Câmara já tenha sessão chamada e o Senado, a depender da decisão do presidente Rodrigo Pacheco", completou.
 

Veja também

Consórcio Nordeste prega união nacional para discussão da PEC da Segurança Pública
NOTA

Consórcio Nordeste prega união nacional para discussão da PEC da Segurança Pública

Lula responde a Caiado: "Conheci o único Estado que não tem problema de segurança, Goiás"
SEGURANÇA PÚBLICA

Lula responde a Caiado: "Conheci o único Estado que não tem problema de segurança, Goiás"

Newsletter