Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2024

TRE-RJ: Totalização de votos no RJ deve revelar resultados do pleito até as 22h

A maioria das urnas usadas no pleito é de modelo novo, mais veloz na transmissão de dados

Primeiro turno das eleições municipais ocorre neste domingoPrimeiro turno das eleições municipais ocorre neste domingo - Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou a substituição de 157 urnas na manhã deste domingo (6), em todo o Estado. A maioria das urnas usadas no pleito é de modelo novo, mais veloz na transmissão de dados. A totalização de votos deve revelar os resultados das eleições até as 22h.

Às 11h15, a maioria das urnas substituídas se situava na capital fluminense, (83 substituições), Duque de Caxias (9), Niterói (7), Barra Mansa (5) e São Gonçalo (5).

"Como em toda eleição, há diversos tipos de problemas. Problema de bateria, a urna não liga, são procedimentos de prática que acontecem em toda eleição, e a gente está sempre preparado para fazer essas substituições. Muitas ocorrem geralmente no começo do dia, quando a gente está começando os trabalhos", disse o secretário de tecnologia da informação do TRE-RJ, Michel Kovacs.

"Tem muito a ver com a questão do transporte, do deslocamento. A urna, assim como o computador, tem as conexões ali, pode ter alguma coisa desconectada", continuou. "A gente tem nossos procedimentos antes de tentar substituir, e, quando não há solução, faz efetivamente a substituição. Mas está tudo dentro da normalidade."

O secretário disse que, no primeiro turno das eleições passadas, houve aproximadamente 3% de substituições de urnas. Pela manhã deste domingo, as substituições representavam menos de 0,4% das urnas existentes. "O número está dentro dos padrões e está abaixo até do que poderia acontecer. Está dentro da normalidade", avaliou.

Kovacs lembrou que o pleito no Estado é conduzido com 75% de urnas consideradas novas, modelos com, no máximo, dois anos de uso. "Nas eleições passadas eram aproximadamente 40%", contou. Segundo ele, as urnas mais novas têm mais chance de acerto da biometria, além de proporcionarem uma totalização de votos mais rápida, com encerramento "um pouquinho mais veloz".

Quanto à expectativa de totalização dos votos neste pleito, Kovacs lembrou que, em 2020, aproximadamente 67% dos votos estavam totalizados às 21h, subindo a cerca de 95% às 22h. Em 2022, aproximadamente 95% dos votos foram totalizados até 21h, aumentando a quase 99% às 22h.

"Acho que, por esse porcentual, já dá para garantir, de repente matematicamente, o resultado pelo menos para prefeito da grande maioria dos municípios. Acho que às 22h vocês vão conseguir já noticiar muitas vitórias aí", declarou.

Veja também

Advogado de Bolsonaro diz que ele teria sido traído por militares golpistas
Tentativa de golpe

Advogado de Bolsonaro diz que ele teria sido traído por militares golpistas

Não há governador ou prefeito que se diga discriminado por não ser base de Lula, diz Haddad
Política

Não há governador ou prefeito que se diga discriminado por não ser base de Lula, diz Haddad

Newsletter